Fluminense Planeja Reforços e Debate Futuro de Jogadores da Base em Reunião Crucial
De acordo com o vídeo publicado pelo canal Canal do Lessa:
- O Fluminense se reapresenta no dia 23 de julho para iniciar a preparação após as férias do elenco, em vista das competições da Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro.
- O técnico Zé Ricardo e sua comissão técnica vão se reunir com a diretoria para discutir reforços e possíveis saídas de jogadores.
- O jogador Canobbio é mencionado como alvo de interesse de vários clubes, mas sua situação será definida após o término da Copa do Mundo.
- A venda do jogador Agner para o Charjah FC, dos Emirados Árabes, foi confirmada, e ele não é o único jogador da base vendido nessa janela.
- O moderador expressa preocupação com o que considera um “feirão de Xerém”, alertando sobre a saída de jogadores da base sem que eles tenham sido devidamente aproveitados no time principal.
- Ele critica a metodologia de formação e aproveitamento de jogadores da base, ressaltando que há falta de clareza na transição de atletas de Xerém para o profissional.
- O vídeo sugere que a diretoria do Fluminense precisa investir na formação e desenvolvimento de talentos, para evitar vendas de jogadores medianos no futuro e garantir que bons atletas sejam aproveitados corretamente no time principal.
- O moderador aponta que a falta de aproveitamento de jogadores talentosos pode comprometer a identidade do clube.
Assista ao vídeo 😡DESABAFO SOBRE XERÉM! ISSO NINGUÉM ESTÁ FALANDO!✅REUNIÃO POR REFORÇOS MARCADA! VEM NOVIDADE AÍ!.
Transcrição do vídeo
Hoje é domingo, dia 26 de junho, é dia de falar de Fluminense, até porque todo dia é dia de falar de Fluminense, inclusive durante a Copa do Mundo, até porque semana que vem a molezinha acaba para o elenco do Flu. Dia 23 é a data reapresentação e o início da preparação nesse período aí de Copa pro retorno lá no fim de julho, na reta final de julho pro Campeonato Brasileiro. E claro, as decisões, a sequência, a sequência decisiva que teremos pela frente com Copa do Brasil, Copa Libertadores e o jogo do Brasileirão. Até lá, janela, movimentações no mercado. A tendência é tudo se intensificar. A partir de agora eu vou trazer mais detalhes sobre isso e também falar mais um pouquinho sobre Xerem com notícias que saíram recentemente. Você pode chegar aqui, pode, deve, por favor, deixar o seu like se você puder. Sinta-se à vontade, sinta-se em casa para se inscrever. Se você tá aqui pela primeira vez, tá conhecendo, tem muita gente, mas é muita gente mesmo, galera, que assiste aqui os conteúdos e ou porque não conseguiu por algum motivo ou não tá ligado que não tá inscrito. Então verifique se realmente você tá inscrito, porque aqui todo dia tem notícia de Fluminense nesta Copa do Mundo, é claro, nesse período com menos frequência, com menor frequência, porque é natural, temos poucas notícias agora, tá tudo muito parado de uma forma geral, alguns clubes se movimentando mais, outros menos, como o Fluminense, porque, enfim, o elenco tá de férias, tem diretores de férias, tudo isso acaba eh impactando nesse nesse momento aí de notícias um pouco mais escassas, mas sempre tem o que a gente falar e você tá sempre bem informado. E a gente vai começar justamente sobre a questão da reapresentação. Lá atrás eu trouxe para vocês os detalhes. Puminense voltarei a treinar no dia 23. E aí porque eu falei: "Olha, a partir da semana que vem as coisas vão melhorar". melhorar no sentido de começar a acontecer, porque eh o Zeluia volta com a sua comissão técnica, já há reuniões previstas para a próxima semana, justamente eh com o intuito de alinhar, de afinar as possibilidades, as necessidades e também consequentemente, quando eu falo possibilidade, não é só de reforço, né, também de saída de jogadores, mas eh Um caso, por exemplo, que pode acontecer, que é o do Canobi, é um jogador que tá despertando interesse de vários clubes mercado, nada vai ser definido agora, exatamente agora, porque ele tá na Copa do Mundo, mas daqui a pouco o Uruguai é eliminado e eventualmente ele podendo ser titular. Inclusive hoje Canobbio pode ser até essa possibilidade. Tô gravando esse vídeo aqui bem antes do jogo, tá? Então por isso tô falando, quem assistir depois ignore essa informação, mas Cobbio pode ser titular também, tudo isso impacta. Então, eh, o Zubia vai sentar com a diretoria, vai, eh, eh, afinar novamente, alinhar aquilo que já foi um pouco debatido antes da saída de férias e aí as movimentações vão começar naturalmente a acontecer. É o que a gente espera com a comissão técnica no dia a dia, no CT e com os jogadores. A tendência é a gente ter uma evolução em várias situações nesse período agora de janela. Eh, outra, recentemente eu falei aqui, foi na semana passada agora sobre Sheren, eu fiz um vídeo específico, praticamente para falar sobre Sheren e como estou preocupado e acredito que muitas muitos torcedores também, muitos tricolores também, pela forma como o Xerin não vem sendo aproveitado no elenco profissional e mais do que isso em relação a processos, aí o GE trouxe a informação agora, eh, Cravando aqui a venda. Vou até colocar na tela aqui para vocês eh essa matéria aqui que foi acenada pelo Marcelo Neves, caravana a venda do Agner para o Charjá FC dos Emirados Árabes. Jogador de 21 anos, claro, já ultrapassou a a eh o limite para atuar no sub-20 já há um tempo, foi negociado em definitivo com o clube eh lá dos Emirados e o Fluminense para manter um percentual de uma venda futura. Wagner não é o primeiro nome a deixar o flu nesta janela. O Kelvin, um atacante centraavante, foi vendido para Finlândia, clubes com que o Fluminense já fez negócios anteriormente com outros jogadores. Eh, o Wagner chegou a ser utilizado no início da temporada durante a disputa ali do Campeonato Carioca. Disputou dois jogos. Isso eu falei aqui também, inclusive citei o Agner como um dos exemplos em relação, né, na naquele vídeo que eu fiz, deu uma assistência, mas não marcou gols, eh, naquele Fluminense, né, de muitos jogadores pouco utilizados, jogadores da base também. Ele chegou a ser emprestado ao Palmeiras com opção de compra, o que na época foi muito criticado também, 1 milhão de dólares, R 5 milhões deais, mas acabou retornando ao Fluminense porque ele eh o Palmeiras decidiu não exercer a opção de compra do Wagner. E aí você pode pegar o Agner, pode pegar o Kelvin. E é muito fácil, talvez fosse até mais tranquilo chegar aqui para vocês e jogar pra galera, falar o que muita gente quer ouvir. Olha aí o Fluminense doando jogadores. É o feirão de xerém. Pode dizer que o feirão de xerém. Começou o feirão de xerém nesta janela de transferências. É um absurdo na espreita, escondido. O Fluminense fazendo negócios estranhos, escusos e vamos lá, né? aquilo que muita gente fala porque é fácil, vai atrair a atenção de todo mundo, vai, né, falar aquilo que muita gente quer ouvir, cai num lugar muito comum e também que é que é fácil, que não é, né, não é muito difícil, pelo contrário, que é falar que a diretoria tá fazendo isso, tá fazendo aquilo, porque tem um um interesse por trás e tal, mas o meu objetivo aqui sempre vai ser primeiro informar e dar minha opinião, criticar e elogiar, como eu sempre fiz, criticar quando eu acho que tem que criticar e elogiar Quando quando eu acho que eu tenho que elogiar, eu vou ser coerente com o que eu venho falando aqui sobre sobre Xem. E não e e para mim não tem nada assim, venda do Agner, venda do Kelvin, isso é um é uma agulhinha no meio desse paleiro todo. É uma gota no oceano. Para mim, o problema ele vai muito além e e é muito mais grave do que vender eu, esse ou aquele jogador. Sabe por quê? Porque na boa, gente, já cansei de falar isso aqui, tem jogador ruim gerente, gente. E tem muito jogador que demonstra muito potencial na base, sub-17, sub 15, sub-17 e que não vira jogador. Isso em qualquer clube. No Fluminense a gente tá cansado. Tem vários exemplos. O Alice Davi, muita gente, o Wallace Davi pelo Savarino absurdo, é um talento, tem que jogar. Olha, essa vida tá sendo reserva do sub-20 no Botafogo. Então eu não tô aqui dizendo que tem que vender jogador da base, jogadores de Xer por qualquer preço. Não é isso que eu tô falando. O que eu tô querendo dizer e a minha preocupação, ela é muito maior para além do Agner. Ou vamos lá então, quer falar do Agner? Vamos falar do Agner. Ele vai pro Palmeiras, é emprestado, opção de compra de 1 milhão de dólares, que não é dinheiro pro Palmeiras. Aí ele fica lá, o Palmeiras não contrata, não exerce opção de compra. Por que? Será que o Wagner jogou para lá? Será que ele tá jogando para caramba? O Kelvin é negociado, vai paraa Finlândia. Se o Kelvin, como toda jogadora da base, bom jogador da base, é mapeado por vários clubes, não chegou nenhuma proposta de um clube minimamente razoável e aí ele, ele o staff dele resolve aceitar uma proposta da Finlândia, será que o Kelvin realmente é um super craque? Será que a nossa preocupação maior, ela não deveria estar na formação, no que o Fluminense vem formando em xerém? Porque eu queria estar aqui criticando, por exemplo, um outro jogador sendo vendido como Isaac foi, precocemente. E na época eu falei isso aqui, uma venda precoce, um jogador que pode virar, pode estourar, pode se tornar um grande atleta. Eh, mas não é, não é nesse perfil de atleta que a gente tá falando. Não é, gente. Mercado não é idiota, não é burro, pelo amor de Deus, gente. Então, me preocupa muito mais. Cadê os grandes jogadores que Xerente está formando? E os bons que a gente pelo menos acha que é bom, chega no profissional e não tem espaço. Então, tem uma questão de formação que a gente não vê aquele fluxo de grandes promessas saindo da base e o processo, a transição, a forma como esses atletas são aproveitados, a forma como a comissão técnica atual e outros treinadores tratam xeras como tapa buraco, apenas para colocar em situações em que não tem mais jeito. Isso é muito mais preocupante, porque isso é, isso é a alma do Fluminense, é a identidade do clube. O clube gera mais receita, ganha mais dinheiro, começa a contratar um monte de jogador, mais ou menos de jogadores caros e não tem espaço quando chega no profissional para quem vem da base. Então, se você forma jogador bom na base e não aproveita, você vai fazer vendas medianas, mas vai vender para mercados melhores, porque estão de olho nesses jogadores. nos bons jogadores, o mercado tá de olho, como estava no como estava no Isaac, como estavam estão no Riquelm, talvez ainda. Então, os outros já saíram, Luiz Henrique, não é, não é o SJK da Finlândia, o Xjá dos Emirados não são esses jogadores. Pode ser que aconteça, pode ser que o Águ se torne. Lembra o Artur? Artur, que vai ser o camisa 10 da seleção brasileira. Onde está o Artur agora querendo voltar pro Brasil porque não tá jogando no Marrocos? Então, veja bem, para mim a questão é processo, é como as coisas estão sendo feitas. Excelentes profissionais saíam no Tierém, excelentes. Foram muitos, inclusive pro Bahia. Pessoas em xerém receberam aumento sem que na prática houvesse justificativa em termos de resultados, de desempenho, de aproveitamento de atletas no profissional. Tem gente que deveria estar mais em xerém e tá mais viajando com o clube, passeando. Então o que me preocupa é muito mais isso. Metodologia. Qual a metodologia hoje, Elxerem? Que antes tinha toda uma ideia desenhada, né? Quando Eduardo Oliveira estava lá junto com o irmão Guilherme Torres, desenvolveram toda uma metodologia DNA tricolor. Será que isso tá sendo tocado ainda? Será que as pessoas que estão lá hoje realmente estão conseguindo desenvolver esse processo, essa metodologia da formação, da constituição? E eu acho que xeren tem que ser mais debatido. Daqui a pouco pode vir uma safí vai assumir, vai fazer o que com o Xer? Eu, por um lado, se isso acontecer, tem até uma esperança, porque qualquer um sabe que a mina de ouro tá lá, mas para para você ter uma mina de ouro, você tem que investir, você tem que formar, você tem que preparar, você tem que fazer com que esses atletas cheguem mais bem preparados nessa transição. Isso pode até ser benéfico para o clube, porque não vai cair do céu, como muitas vezes já caiu também. Então, entende? É muito mais do que pegar aqui jogando pra galera, fazendo escândalo. Agner, Agner, Agner ou Kelvin ou e Wallace Davi. Não é esse o ponto para mim. Risco você sempre vai ter quando você vende um ou outro jogador, você pode, você assuma, o Alonha um risco, pegou o Savarino, o Savarino pode não jogar nada no Fluminense, o Alice daqui a pouco encaixar lá, p começar a jogar para e tal, e falar: "Olha a merda que foi aquela negociação hoje ela é muito boa." Então não tem como. O André iam fazer uma merda absurda. Olha o que virou o André. Então tem vários exemplos. O Martinelli jogava no no jogava naquele time sub-23. que hoje não tem e serviria, que era muito criticado, mas serviria para segurar um pouco mais esses jogadores ali dentro do clube. Hoje não tem mais, acabaram com sub 23 o Asperantes. O Wagner estaria jogando lá e outros jogadores também. Martinelli chegou a jogar por lá, ficou lá, pá, depois teve chance no profissional. Então tudo, tudo aí é um risco, né? É imprevisível. Não tem como. Você vai errar, vai acertar. É óbvio que as pessoas que estão lá dentro no dia a dia, elas têm obrigação de acertar mais do que errar, porque elas estão acompanhando o processo, muito mais do que a gente tá de fora. Agora, de novo, em vez de ficar falando só de daquele jogador, dessas vendas de de varejo aí, que no fim das contas poucos vão quebrar a nossa cara, pode acontecer, mas poucos vão quebrar a nossa cara, para mim é muito mais importante e relevante a discussão do processo do que está sendo feito lá, das pessoas que estão fazendo, se elas têm competência ou não para fazer. se não estão lá por outros motivos que não seja capacidade do que propriamente a gente ficar debatendo que varejo ou esse ou aquele jogador que está saindo. Essa é a sensação que eu tenho e me preocupa muito o que eu o que eu ouço, o que eu escuto eh e o que eu vejo também, o que eu tenho visto de xerim. Tomara que tomara que esteja errado de alguma forma, porque senão a gente vai sofrer consequências sérias. ser pesada sobre isso, mas não é agora, é daqui 2 3 anos. Se o Fluminense não tiver dinheiro ou não virar saf ou não ganhar títulos, eu quero ver da onde vai sair o dinheiro. Aí eu quero ver. Mas enfim, é isso, tá? Eh, só antes de fechar esse vídeo aqui para vocês, vou deixar um recadinho aqui da Cateola, porque tá rolando Copa do Mundo, tem muita coisa boa acontecendo, muita promoção. E é o seguinte, você vai lá no Triunfo Kateó, olha só, atenção, eu tô, esse vídeo aqui tá saindo uma hora antes do jogo Uruguai, Arábia Saudita, então dá tempo para você que tá vendo agora, você vai na KTO, através desse link aqui, tem um trunfo KTO, você vai na aba promoções ter trunfo KTO, é uma carta, todo dia tem uma carta diferente. Você pega chance extra, você pega aposta grátis e você pode pegar uma carta de até R$ 10.000. Todo dia tem uma. E aí o que acontece? Se você tirar uma carta premiada, que é dessa até R$ 10.000, e hoje Cabo Verde não tomar gol, não for vazado contra o Uruguai, você pode, portanto, ganhar esse prêmio de até 10.000 se você tiver sorte de tirar essa carta premiada. aquele famoso custa nada atendar, tá? Então, todo dia tem trunfo com to. Todo dia tem uma carta diferente. Vou deixar o link aqui para você ir lá, correr lá, aproveitar e criar sua conta na Cel se você não tiver. Muito importante, tá? Crie sua conta sempre lembrando com responsável, porque criando a sua conta lá, mesmo que você não aposte, não jogue, já ajuda muito, mas muito mesmo na manutenção dessa parceria. Então, sempre com responsabilidade, maior 18 anos, corre lá, o link tá aqui embaixo e a gente volta com mais informações do Fluminense sempre que possível. Estamos junto. Valeu,