Conmebol Investiga Manipulação em Partida do Fluminense; Independiente Rivadávia Pode Perder Pontos
De acordo com o vídeo publicado pelo canal Canal do Lessa:
- Investigação de possível manipulação de um cartão amarelo no jogo entre Independiente Rivadávia e Fluminense na Copa Libertadores.
- A Comebol recebeu um relatório indicando um volume anormal de apostas em um cartão amarelo durante a partida, que terminou empatada em 1 a 1.
- A suspeita recai sobre o volante Tomás Botari, que recebeu o cartão amarelo de forma considerada intencional.
- Caso a manipulação seja confirmada, o Independiente Rivadávia pode sofrer punições severas, incluindo perda de pontos e a possibilidade de proibição de atividades relacionadas ao futebol por até 5 anos.
- A situação pode beneficiar o Fluminense, que espera o desfecho das investigações pela unidade disciplinar da Comebol.
- As investigações são complexas e podem demorar, sendo necessário comprovar a manipulação antes de aplicar sanções.
- A mídia como um todo está atenta à repercussão da investigação e o posicionamento do Fluminense em relação ao caso.
- Enquanto isso, a convocação da seleção sub-20 não inclui jogadores do Fluminense, levantando questões sobre a formação e desenvolvimento de atletas da base do clube.
- Informação adicional: o zagueiro Igácio não viajou com a delegação devido a uma lesão e sua participação no próximo jogo é dúvida.
Assista ao vídeo 💣BOMBA NA CONMEBOL! ESCÂNDALO DE MANIPULAÇÃO EM JOGO DO FLU!😱ADVERSÁRIO PODE PERDER PONTOS! E AGORA?.
Transcrição do vídeo
Vamos lá, estamos de volta por aqui porque temos um plantão urgente nesta sexta-feira. Notícia importante, uma bomba, na verdade, que pode impactar diretamente o Fluminense nesta Copa Libertadores. Um caso, um possível caso que será investigado de uma possível manipulação de cartão amarelo ocorrida no jogo entre Independente Rivadávia e Fluminense lá em Menda, matéria publicada agora a pouco pelo GE. Isso pode gerar punições severas ao clube argentino, caso, evidentemente, isso seja confirmado. E a gente sabe que não é um processo fácil, mas a notícia está aí. E agora é ver como o Fluminense também vai se posicionar diante disso. Já vou colocar de cara na tela aqui a reportagem para vocês acenada pelo João Santana e pelo Rafael Zarco. Diz aqui relatório aponta suspeita de manipulação em cartão do independente Rivadávia contra o Fluminense. A ComBall recebeu um relatório de suspeita de manipulação no jogo contra o entre Independidente Rivada e Fluminense pela quarta rodada, grupo C. jogo lá em Menda, houve volume considerado anormal de apostas em um cartão amarelo na partida que terminou empatada em 1 a 1. O volume anormal foi detectado numa pequena casa de apostas na Argentina. A suspeita recai sobre o cartão do volante Tomás Botari de 25 anos. Ele recebeu o amarelo aos 36 minutos do primeiro tempo com placar ainda 0 a 0. Quando o Fluminense tentava sair com velocidade em seu em seu campo de defesa, Botara interceptou com o braço uma tentativa de passe de Cxigio para a Costa. Até aqui uma imagem dele dividindo ali a jogada. Eh, não me parece que é essa. O árbitro Uruguai, Gustavo Terreira, mostrou imediatamente o cartão amarelo. Foi a primeira falta dele no jogo. A primeira falta no jogo, ele fez duas, a outra foi somente aos 17 do segundo tempo. O Jedsk procurou com bol, que não comenta o assunto. Investigações desse tipo são de responsabilidade da unidade disciplinar da confederação. E aí, vamos lá. O que que isso aqui pode acarretar de punição? Segundo o Código disciplinar da Comenball, envolvidos em casos de manipulação ficam sujeitos a uma pena de até 5 anos de proibição de exercer atividades relacionadas ao futebol, se houver condenação depois da investigação. Em casos graves, a punição pode ser até vitalícia. No código existe ainda uma possibilidade de punição ao clube com derrota na partida em questão se houver comprovação de manipulação por parte de um jogador, não é um esquema da equipe por parte de um jogador. Eles fazem um resumo aqui. O Botário chegou ano passado eh no Independente Rivadávia, disputou 50 jogos, não fez gols, levou 11, cartão amarelos e um vermelho e um vermelho na Libertadores. Entrou em campo nas cinco partidas do time argentino, sendo titular em quatro delas. e levou apenas um amarelo. Exatamente esse contra o Fluminense em Mend. Parece que o Fluminense, enquanto o Fluminense faz de tudo para não se classificar, eh, o universo conspira de alguma forma para tentar encontrar um jeito de colocar o Fluminense nas oitavas de final. É claro que isso aqui não é algo agradável, isso aqui não é brincadeira, isso é algo muito sério. Evidentemente a galera vai brincar nas redes sociais agora. O pequeno príncipe tem que agir, Marencu, tem que ir pro tribunal e não sei quê. E é uma reação, evidentemente, esperada. Eh, de novo, é um é um tipo é o tipo de situação que a gente sabe ocorreu aqui no Brasil, jogadores foram punidos, clubes não, mas é uma, de uma forma geral, né? Mas é um caso que sempre é demorado, carece de investigação até você conseguir provar e e após a investigação condenar. Só assim as sanções são realmente aplicadas. Eh, foi publicado, vou até colocar na tela aqui, eu fui buscar o lance em questão. A qualidade não é boa, mas vamos lá. Eh, o lance é esse aqui, até porque questão de direitos e tal, foi quando o Castich tenta o passe para Costa e aí ele intencionalmente coloca o braço na bola e é muito claro que é intencional, né, para parar a jogada. É um contra-ataque. >> Eh, na mesma hora você observa que ele ele dá o passe pro estica o braço para parar a jogada no contra-ataque, colocando a mão na frente do árbitro. É claro que isso vai ser punido com cartão, né? Evidente. Então, a intenção dele em cometer a falta é muito clara. O antijogo é um lance clássico. O cara sabe que vai levar cartão amarelo. E vamos lá. Qual a necessidade dessa falta? Nenhuma, né? No sentido de que não é um contra-ataque em que o jogador vai ficar, né, cara a cara, eh, cara com gol ou numa situação de dois contra um, três contra dois. A falta é no campo de defesa do Fluminense, né? O Fluminense tentando sair pro ataque lá na intermediária com o Independente Irvada todo posicionado na marcação. Eh, tinham três jogadores, você vê contra dois do Fluminense naquele momento ali, tanto que a Costa já recebe a bola sofrendo falta também. Então, necessidade de fazer essa falta realmente não tinha nenhuma. Agora, eh, não é por acaso se houve essa denúncia, essa suspeita comprovada de de um volume muito alto, uma pequena casa de apostas na Argentina, é realmente algo muito suspeito. A gente não pode condenar ninguém, evidentemente, mas é mais um caso muito sério que precisa ser investigado. E aí, se as sanções mais eh graves forem aplicadas, o Fluminense pode eventualmente se beneficiar disso. Mas quanto tempo vai levar uma investigação como essa, né? Qual o próximo passo disso? Como é comebol vai trabalhar esse caso a partir de agora? Porque não dá para relevar esse tipo de coisa, né? Isso já aconteceu aqui no Brasil, já teve uma mega operação, os jogadores foram punidos, não dá pra gente normalizar. Aí a gente tá falando de Libertadores, né? A gente não tá falando de qualquer competição, a gente tá falando de Libertadores, tá falando de um jogo entre time brasileiro, argentino, time brasileiro, principalmente com milhões de torcedores. Então isso não é brincadeira, não é um jogo lá entre, sei lá, um time venezuelano, boliviano que vai ter pouca audiência, não é? Um jogo que chama atenção e agora é ver o parecer com Bol, a unidade disciplinar vai conduzir as investigações e a gente vai ficar nessa expectativa. Mas realmente é uma bomba, é algo muito sério e também fica a dúvida para saber se o Fluminense vai se posicionar, se o Fluminense vai pressionar a Comebol para, enfim, fazer algum tipo de pressão para Comebol tomar uma atitude dentro dessa investigação. Vamos aguardar para ver se a gente consegue repercutir isso com alguém do Fluminense na medida do possível, mas acredito que ninguém vai falar, nem a própria com Bol tá falando. Você vai ficar entregue e esse é mais um caso que será entregue à unidade disciplinar. E aí depois a gente pode tentar entender como esse tipo de caso ele funciona, ele ele anda dentro ali da Comeball, né? como é que eles costumam proceder diante disso, porque até onde eu sei, a gente não tem uma um um longo histórico de casos semelhantes dentro da Comabol, dentro da Libertadores, pra gente fazer algum tipo de comparação. Enfim, qualquer novidade a gente vai trazer aqui para vocês, como sempre no canal do Less. Só para fechar, é, eu vou colocar na tela aí para vocês convocação do da seleção brasileira sub-20 para amistosos contra o Chile. Aí você vai dizer: "Pô, Lessa, o que que a gente tem a ver com isso?" Só para mostrar para vocês, vocês conseguem visualizar algum jogador do Fluminense aí? Jogador Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético São Paulo, outro Santos, Flamengo, Atlético Mineiro, tem Grêmio, tem Atlético de novo. Aqui São Paulo, Grêmio, Palmeiras, muitos jogadores. Goiás, Lucas Rodrigues Goiás, eh, Sport, o Zé Lucas já frequenta seleção muito tempo. Tem jogador do Alcadziá Shakta, dois do Shaktar inclusive, e nenhum jogador do Fluminense, inclusive um dos do Shakta é o Isaac, né, ex-mleque de Xerem. Não tem nenhum jogador do Fluminense neste momento dentro desta convocação. Se isso não preocupa você, me preocupa bastante. E eu vim falando muito sobre xerem, como o Fluminense tá tratando xerem, o que tá virando xerem, a administração, a transição, trabalho de transição, trabalho de base. É realmente quando eu olho para esse time do sub-20 brigando lá embaixo contra o rebaixamento no campeonato brasileiro, é algo que me preocupa demais. Tudo bem que o clube deu uma reagida agora. eh chegou a 15 pontos, abriu cinco ali pra zona do rebaixamento, mas o Fluminense ao longo desses últimos tempos perdeu muitos profissionais de excelente qualidade, bons profissionais que foram para outros clubes, muitos pro Bahia e a gente não viu reposição à altura, muito pelo contrário, trabalhos extremamente contestáveis, por sinal. Então, é, é, eu não sei o que estão pensando pro xerem. Eu queria queria que alguém do clube pudesse ser minimamente transparente para entender o que tá sendo feito lá em termos de metodologia, investimento em tecnologia, não só em estrutura, porque a gente sabe que tem tem uma uma reforma estrutural vindo por aí, uma melhoria em termos de estrutura, mas em tecnologia, em captação. É algo que realmente eu gostaria de ouvir e tentar entender pra gente ter uma noção de para onde e se na verdade tá caminhando para algum lugar. E só uma informação de agora publicada pela pelos amigos lá da Central Fluminense, pelo Wilson Forte na Central Fluminense, o Igácio não viajou com a delegação pro jogo de amanhã contra o Meirassol porque ele lesionou o quarto metacarpo da mão direita, então portanto está em tratamento e automaticamente se torna dúvida pro jogo da semana que vem. E por isso o James é quem formará ao que indica, dupla de zaga ali com Freit se o Zubedinho não fizer mais alguma mudança, tá? Tudo isso, reforçando convite. 6 da manhã, amanhã nosso pré-jogo com todas as informações de Meassol e Fluminense. Um abraço.