Fluminense confirma saída de Sant Moreno para o Dallas FC e levanta questionamentos sobre planejamento do clube
De acordo com o vídeo publicado pelo canal Hora do Flu:
- Confirmada a saída do atacante Sant Moreno do Fluminense, que foi emprestado ao Dallas FC.
- O empréstimo inclui pagamento de R$ 3,4 milhões e opção de compra de R$ 27 milhões.
- Sant Moreno teve desempenho abaixo das expectativas no Fluminense, com menos de 300 minutos jogados em sua passagem.
- A situação levanta questões sobre planejamento do clube na utilização de jogadores.
- Há críticas sobre a falta de tempo e paciência para que jogadores como Moreno, Lescano e Lavega se desenvolvam na equipe.
- O Fluminense deve aprender com essas experiências para evitar futuras saídas precipitadas de jogadores potencialmente valiosos.
- A janela de transferências fecha hoje, aguardando possíveis movimentações até às 19h.
Assista ao vídeo 🚨É OFICIAL SAÍDA DE JOGADOR DO FLUMINENSE, PRECISAMOS CONVERSAR. FALTA PLANEJAMENTO?.
Transcrição do vídeo
Tá acabando, tá acabando, gente. Hoje é o último dia da janela. Será que vem alguma coisa? Vamos falar sobre isso. Bom, show. Alô, torcida tricolor ligadinhos aqui no canal H do Flu. Tudo bem com vocês? Sejam todos muito bem-vindos a mais um vídeo para falar dele, do fera, do nosso Fluminense. Tá tudo bem contigo? Espero que vocês estejam serem se você tá bem, né, não esqueça, por favor, de arrebenta no like. Aí nesse like aí, clique no gostei aqui. Mas se você não tiver bem também, pô, vai ficar tudo bem. Clica assim mesmo, vai dar certo, tá? Vamos lá, gente. Se inscreve aqui no canal também, tá? Vem poder parte do canal quando par de crescer. A primeira informação que a gente precisa trazer para vocês é a confirmação da saída de Sant Moreno. Calma moreno. Calma moreno foi embora, né, pessoal? Rapaz, que frustração. O Sant Moreno chegou dançando. Tch tch tch e no fim das contas não conseguiu jogar, né? Não conseguiu render e foi embora, né? A gente tem aí, né? Tô aqui no no bastidor do Flu, o parceiros aqui do canal. Eh, saída confirmada, né? Foi até a informação do nosso querido Marcelo Neves. Um abração pro Neves aí. Sant Moreno foi emprestado ao Dallas, tá, pessoal? O time que era do Lútio Acosta. Então, Lútio Acosta era do Dallas. Aí agora o Sanchez tá indo para lá. Parece que o Fluminense tá criando um bom laço assim com com alguns times da Emeles, né? Mas olha só, ele foi emprestado o empréstimo ali, eh, o Dallas vai pagar o Flumin o Fluminense pelo Fluminense do nada Fluminense 3.4 milhões, né, para levar emprestado e terá uma opção de compra de 5.3 milhões de dólares, tá? Então aqui, ó, pagou $6.000, 660.000, que é 3.4 milhões deais. Opção de compra 5.3 milhões de dólares, que dá ali 27 milhões deais. Flu pagou nele 32 milhões em 2025. Pode ter prejuízo, diz aqui a galera do do coiso. Boa decisão ou faltou paciência? Rapaz, eu queria conversar isso com vocês também, né? Eh, mas já saiu. Esse aqui são os valores, né? Então, caso, né? Caso o Dallas compre o Moreno, que eu acho que seria saída agora, ele já saiu, não tem muito o que fazer, o Fluminense ali perderia o quê? Uns 2 milhões, né? Porque poderia chegar aqui, não é? É até mais, né? Chegaria a uns 31 milhões, né? E o Fluminense pagou 32 milhões. Seria um prejuízo. Seria prejuízo, mas um prejuízo bem menor do que a galera achou, né? Galera achou que o Fluminense ia comprar, comprou por 302 milhões, ia deixar uma apenas 27, né? Ia perder dinheiro para caramba, mas não é o caso, tá? Se for perder, vai perder cerca de R$ 1 milhão deais por aí, que na minha vida faria total diferença, né? na minha vida R 1 milhão deais, meu amigo, você tá louco. Agora no futebol realmente não é um valor tão alto. Então assim, galera, e foi embora o o Sant eh ainda será jogador do Fluminense, né, enquanto estiver no Dallas. Se o Dallas não comprar o jogador, ele ainda será nosso, né? Mas eu eu queria falar com vocês e fazer essa pergunta. Você acha que faltou espaço pro Sant Moreno? Faltou uma insistência que eu vejo que o Fluminense às vezes insistem em vários jogadores que cometem vários erros, às vezes jogadores que estão sempre errando, estão sempre ganhando minutos, né? Só que outros jogadores, o Fluminense, e quando eu falo Fluminense, eu tô literalmente falando do Fluminense, tá? Não tô falando Zube Dia, Renato, Mano Menezes e Fernando Diniz, né, que foram os treinadores que passaram aqui recentemente. Mas falando do Fluminense, parece que tem jogadores que acabam tendo, a galera tendo um pouquinho mais de paciência e outros jogadores tem pouquíssimas chanquíssimos minutos para mostrar a que veio, né? E quem sofre muito isso também é os meninos de xerente, tá? Os meninos gerentes são assim: se entrar tem que fazer chover, tem que meter três gols, tem que dar assistência, tem que fazer um negócio para que ninguém fale nada eh mal e que ele ganhe mais minutos. Mas se jogar um joguinho mais ou menos aí já não é complicado, né? Então assim, eu eu não acho que eu acho que a não é que faltou paciência, até responderam os amigos do bastidor, né? Um abraço, Manulo. Mas eu acho que faltou planejamento, cara. Tem que ter planejamento. Tu vai trazer um jogador que tu vai pagar R$ 35 milhões deais. Você tem que ter ao redor dele um planejamento de projeção para você trazer o jogador, apresentar o jogador pra torcida, fazer mecanismos e estratégias para que você use o jogador, porque ele é um ativo. E o Fluminense precisa entender que esses investimentos que vê sendo feitos, como Lavega, Lescano, agora o Sant Moreno, que entre aspas não deram certo no flu, eh a gente a gente pode contratar esses jogadores, pagar uma boa grana, mas tem que ter um planejamento. Se você não tiver um planejamento, um cuidado especial, não tô nem falando que não tenha, tá? Talvez tenha, talvez o Fluminense tentou fazer o máximo que pôde. Talvez o Fluminense tentou fazer de tudo, tá? Isso eu tô falando, mas assim, olhando um pouco de fora, parece que é muito descartável o que a gente costuma fazer, né? E aqui não é só uma crítica ao Sant Moreno, não, tá? Eu torço agora agora minha minha minha minha torcida para que ele arrebente no Dallas e que o Dallas queira comprar. Por quê? Porque se ele arrebentar no no na no MLS de novo, é porque lá é o lugar dele. Porque não adianta trazer um jogador, o o Sant Moreno, né, que arrebenta na MLS e aqui não joga nada. A gente tem que trazer pique lútil que arrebenta na MLS e arrebenta aqui também, né? Mas esse jogador é diferente, né? É diferente assim. Então eu eu o que eu acho, eu acho que falta um pouco mais de insistências, cara. O o Sant não teve muitos minutos com a camisa. Vamos ver isso aqui rapidinho, assim, vamos dar uma olhada no no Sant Morena aqui só pr só pra gente, sabe? Vamos lá. Olha só, eu tô aqui no no Gol e aqui a gente tem só o ano 2026 por enquanto, né? Aí no Carioca foram cinco jogos, tá? Foram 247 minutos no Brasileirão, três jogos, 18 minutos, né? Se a gente, não sei se a gente consegue botar todos os jogos aqui da temporada passada, cara, tu vai ver que o Sant Morena em relação a minutos, olha só, eh, ele ele entrou os 87 aqui contra o Bangu, isso aqui desse ano, mas assim, se eu pegar do ano passado também, você vai ver, cara. Ó o ano passado. Ó o ano passado ao todo. Aí não, isso aqui é contando com MLS, tá? Mas olha, no Flu foram 154 minutos no Fluminense no ano passado. Neste ano 200 e poucos minutos. Pô, só para tu ter ideia, na MLS, na MLS 22 jogos, 1706 minutos. Então assim, aí a gente pode falar: "Poxa, mas o o Sant Moreno é muito ruim, né, cara? Ele não teve minutos". O Sant Moreno não teve minutos. A gente tá falando de um jogador que teve menos de o quê? Menos de 300 minutos no Fluminense. No ano de 26 foi isso, né? No ano de 26, ao todo, ao todo foram menos de 300 minutos, pô. Caraca, nem 280, 300. Ah, pô, mas não deu certo, pá. Então, mas se a gente não tiver um planejamento aí, aqui que eu acho que que a minha fala do planejamento faz sentido. Existe planejamento para lançar, existiu um planejamento sério para lançar o Sant Moreno com 265 minutos e você já viu que, cara, gente, não é assim não, gente. Futebol não é assim não. Não é assim não. E ah não, Thiago. Porque não é que não, o Fluminense não queria o Sant Moreno, é que apareceu uma oportunidade. Tudo bem? Então, quem contratou o Sant Moreno, quem foi o responsável por indicar o Sant Moreno, né, tem que ser revisto, porque se o cara indica e o clube não está disposto a acreditar porque viu uma oportunidade, já vendeu, tá? E eu não tô defendendo aqui que eu queria o Sant Moreno e eu acho que o Sant Morena é a solução dos problemas. Não estou falando para que futuramente isso não aconteça com Castilho, né, como chegou agora, que isso não aconteça com o Raman, Milan, que isso não aconteça com jogadores contratados recentemente, porque se você não der minutos para esses jogadores, é impossível que ele renda alguma coisa, gente. É impossível. Como que rende 100 minutos? Como que rende sem entrar? Como que rende sem jogar? Não, não dá. Então assim, eu acho que o Fluminense tem que ter muito cuidado, né, na nas próximas idas ao mercado, contratar com muita seriedade. E se contratar, acredita no projeto, acreditasse no Lescano. Lescano entrou bem esse ano, fez dois gols, né? Poderia ter dado mais minutos para ele. O La Vega, que hoje tá lá no Coritiba mandando bem, por que não ganhou mais minutos no Fluminense? É isso que eu quero dizer. O Fluminense é incapaz de distribuir minutos, tempo em campo e planejamento para que esses jogadores se desenvolvam. Gente, não existe jogador que desenvolve apenas em treino, precisa também de jogo, tá? Já viu aquele ditado de jogo é jogo, treino é treino? Então, se o cara fica só no treino, ele não desenvolve de forma plena, ele precisa de jogo, ele precisa jogar. E o Fluminense, ó, a gente tem, precisa aprender com Lavega, Lescano e Sant Moreno. Se a gente não aprender a lição com esses três jogadores, os próximos serão Milan, Castilho e coloca outro aí. Tu entendeu? Porque não adianta você trazer um grande, um nome bom, um nome de qualidade. Você tem que, porque aí isso é ruim até pra própria diretoria. Como assim? Você abre mão tão cedo de um jogador que você estava disposto a investir 30 e poucos milhões de reais, foram que é 32, né? R milhões deais é estranho, é ruim, é passa uma, passa, passa como se a gente não soubesse. Eu a gente que eu falo Fluminense, tá? E aqui não é diretoria A, B ou C falando, passa que a gente meio que não sabe o que tá fazendo, pô. Pô, eu paguei 30 e poucos milhões no jogador, no mínimo tu tem que saber que aquele jogador ali pode render e tu vai fazer de tudo para que ele renda. Ah, não, mas o Sant Moreno teve problemas depressivos, talvez. Vamos supor que o S Moreno teve problema de adaptação e mental. O Lescano também teve, o Lavega também teve. Então existe um outro problema no Fluminense que precisa ser resolvido, um planejamento de adaptar esses jogadores gringos que vem para cá. Então então o erro é nosso também. Se três jogadores tiveram os mesmos problemas, não tô falando, só tô supondo, tá tentando achar eh porque o Fluminense contrata um jogador que está disposto a pagar 32 milhões para poder emprestar com opção de compra e normal isso acontece, gente. Precisa ter um pouco mais de de de paciência, de planejamento. Agora, janela fechando, tá? Eu até dei uma olhada aqui, a janela fecha hoje, 7 horas da noite. Então tem até 7 horas da noite para aparecer alguma coisa no vídeo, hein? Senão não vem ninguém, tá? Fecha hoje a janela do Fluminense, mas mais tarde a gente comenta sobre isso, tá? No mais é isso, Sant Moreno, deixa o Fluminense, né? E a gente fica com essa reflexão do que a gente precisa melhorar pro futuro, né? Galerinha, se inscreve no canal, tá? Deixa aquele like. Muito obrigado pela presença de todos vocês, ter você aqui um privilégio, um presente, aí muito obrigado, muito obrigado mesmo. Estamos junto. Um beijo no seu coração, fiquem todos de bem e tchau. E valeu, pessoal.