Savarino Rejeita Seleção da Venezuela e Fica no Fluminense; Torcedores Questionam Uso da Base por Zubeldía


De acordo com o vídeo publicado pelo canal Raiz Tricolor:

  • Savarino: O jogador Jefferson Savarino não foi convocado para a seleção da Venezuela nos amistosos contra Trinidad e Tobago e Uzbequistão, alegando não estar em condições. Isso significa que ele ficará treinando com o Fluminense durante a data FIFA, o que é positivo para o clube, pois ele estará mais preparado para as próximas partidas.

  • Germán Cano: Cano está em processo de recuperação de uma lesão no menisco e, embora o treinador Zubeldía tenha indicado que ele pode voltar em breve, ainda não há uma confirmação definitiva. Cano não joga desde outubro do ano passado e essa situação gera desgaste na relação com a torcida.

  • Uso da base pelo treinador Zubeldía: Há insatisfação entre os torcedores sobre a falta de uso de jogadores da base no time principal, reforçada por dados que mostram que o Fluminense tem dado poucos minutos a jogadores jovens. Com a saída de talentos da base para outros clubes, a equipe carece de jovens em campo.

  • Situação da base no Fluminense: O Fluminense tem enfrentado desafios para integrar jovens da base ao elenco, em parte pela venda de talentos emergentes e pelo investimento em jogadores mais experientes. Isso resulta em uma escassez de minutos para jogadores abaixo de 23 anos, contrastando com outros clubes que conseguem mesclar bem a experiência e a juventude.

Assista ao vídeo 🚨SAVARINO REJEITA SELEÇÃO E FICA! | PQ ZUBELDIA NÃO USA JOVENS? EXPLIQUEI! | CANO! DÁ PRA CONFIAR?.

Transcrição do vídeo

Germán Cano voltando, Savarino ficando e o Zubildia não usa os jovens jogadores ou não usa base? Giro Notícias. [música] Seja bem-vindo você guerreiro, você guerreiras de todo o Brasil e de todo mundo. Aqui é o canal Riz Tricolor. Eu sou o Gabriel Amaral, sou o jornalista e sou o tricolor. E deixe seu like aqui embaixo se você gostar desse vídeo. Se inscreva aqui no canal. Vamos simbora tá. informações. Uma notícia boa pro torcedor do Fluminense, ah, relacionado a Jefferson Savarino. Isso porque o jogador que seria, aliás, seria não foi convocado pela seleção da Venezuela para disputar dois amistosos agora nessa data FIFA contra a equipe do a seleção de tro da Itobago e contra a seleção do Uzbekistão. Ele, segundo o próprio comunicado da Vinotinto, né, que é o o apelido ali da seleção, é a seleção canarinho deles, né, seleção venezuelana Vino Tinto. Uma eh eles disseram que o Savarino não estará presente na convocatória porque o jogador informou que não se encontra de em condições de estar nessa data FIFA, de se incorporar ali a Venezuela nessa data FIFA. Chama atenção porque o Savarino em momento nenhum pareceu lesionado, né, pelo Fluminense. Foi um relato dele, mas era uma coisa já tava sendo especulado e que eu, sendo bem sincero aqui, não acreditava que isso fosse acontecer. O Savarino eh declinou uma convocação. É claro que era uma coisa que tava sendo especulada porque o a Venezuela tá meio que numa mudança de ciclo, não conseguiu a classificação nem pra repescagem da Copa do Mundo, inclusive com uma pipocada monstra no final, né? A Bolívia foi, inclusive joga, a seleção boliviana joga agora contra a equipe do a seleção de Surinami, né? Esse jogo acontece amanhã, nessa quinta-feira à noite. Bem legal de se ver a a repescagem ali pra Copa. Depois ainda tem mais um confronto se a Bolívia ganhar. Mas a Venezuela nem para isso conseguiu classificação. Então eles estão meio que numa renovação pro próximo ciclo, ciclo da Copa de 2030, que é na América do Sul, né, e que tem Uruguai, Argentina e Paraguai já como seleções sedes ali de Copa do Mundo. Então talvez sobre mais vagas a Venezuela consiga ir. E o ponto principal é o seguinte, nessa transição, primeira convocação do novo ciclo, o Savarino não vai, a verdade é essa, pediu dispensa. Não sei se isso vai pegar mal lá para eles, se eh eh enfim, se vai ser só um foco na eliminatória e e dane-se esses jogos. Não sei qual vai ser o padrão. Fato é que pra gente o importante é que mesmo que o Savarino não tenha qualquer lesão, que tomara que não tenha realmente seja só ele não vai se apresentar por uma questão de uma desculpa ali que precisa se recondicionar fisicamente. Pra gente a gente ganha um jogador que vai estar 100% integrado dentro do elenco, treinando nesse período de data FIFA. Fluminense inclusive se reapresenta hoje nessa quarta-feira vai chegar ali para se reapresentar de novo no CT Carlos Castilho ali às 3:30 da tarde nessa quarta tiveram dois dias de folga. treina na quarta, treina na quinta, quinta e sexta e sábado de manhã, tem folga no domingo, treina na semana que vem de novo. E lembrando, no caso do Savarino, além desse período de treinamento que vai ser essencial, ele provavelmente ficaria de fora do jogo contra o Corinthians porque jogaria no Uzbekistão lá no continente asiático, ou seja, bem longe daqui, com a seleção da Venezuela na segunda-feira, teria que voltar, não estaria no 100% das condições para jogar na quarta contra o Corinthians. Então, situação complicada, chata, que ele lidou de uma maneira eh que pode ser até mais interessante. Agora, chama atenção o seguinte, Soteudo, que é outro jogador também venezuelano, não estava nessa convocação. Ele até foi convocado eh no ano passado, mas nessa não estava. Imagina se a Venezuela vira e chama, não tem São Marteúdo para suprir. Mas provavelmente não deve acontecer isso, não, tá? Uma boa notícia pra gente que eu particularmente, não, eu sempre eu eu gosto de ver os jogadores do Fluminense representando as suas seleções, tá? Acho que isso não só pelo pela representatividade, etc., mas também porque isso pode render dinheiro. Se o cara se destaca na seleção, pode ser uma boa venda e tal. Óbvio que eu entendo também perfeitamente o ponto de que isso prejudica o clube em alguns determinados momentos, mas acho que em alguns casos, como é o caso do Canobalmente, isso pode ser algo produtivo, torcer para que não afete em nada a relação dele lá com a seleção venezuelana, né? Vamos lá, a gente fala de outra notícia aqui que é sobre Germán Cano. Vi pipocando muitas notícias nessa terça-feira sobre Germán Cano voltar. Germán Cano vai voltar, Fluminense vai ter volta do Germán Cano contra o Corinthians. O que foi dito pelo Zubeldía na coletiva, foi perguntado sobre o retorno, foi com certeza pode esperar. Foi perguntado sobre a volta do cano. Os tempos são tempos. Pode haver alguma modificação no tempo de recuperação, mas se Deus quiser, ele vai estar de volta. Se Deus quiser, ele pode estar de volta. Não tem uma certeza absoluta ali na volta do Germán Cano. Lembrando que o Germán Cano sofreu uma lesão no menisco na no início da reapresentação ali por volta do dia 9, dia 10, enfim, foi quando o Fluminense divulgou a lesão que ele sofreu. Ele teve que fazer uma cirurgia e ele não entra em campo desde o jogo contra o Ceará no dia 29 de outubro do ano passado. Ele chegou a ser relacionado no jogo de volta contra o Vasco da Copa do Brasil ali no em dezembro, mas efetivamente o Germán Cano não entra em campo. Jogou 25 minutos contra o Ceará no Maracanã desde o dia 29 de outubro do ano passado. A gente vai completar agora 5 meses. Minha minha e, né? No dia 29 de março a gente completa isso, né? 1 2 3 4 5. Exato. Perdi as contas. Não, minha filha não era nem nascido ainda. [roncando] A última vez que ele entrou em campo. No dia 19 de fevereiro saiu uma matéria no G dizendo que o Germán Cano recuperado voltava aos treinos e que eh depois da artroscopia ali que ele sofreu, que ele teve que ser submetido, dizia que a estreia estava sendo debatida e que eh o o haveria a possibilidade até mesmo dele atuar ainda na no campeonato carioca. A situação do Germán Cano, ela é muito complicada e muito delicada. E eu acho que a gente como se por se tratar de um ídolo, a gente tem que saber falar sobre a situação. Por outro lado, por se tratar de um ídolo, eu acho que o próprio germancoo tem que saber conservar essa idolatria. Se de fato identificar que, pô, não dá mais, etc. Acho que parte é identificar essa situação e agir como Fred agiu. German Can é um cara muito batalhador, muito muito competitivo e e que pode entrar, como Fred também era, que pode entrar numa de eu quero, vou fazer dar certo, eu vou fazer dar certo, eu vou fazer dar certo e isso acabar desgastando a própria relação dele com a torcida. faz parte do torcedor relevar um germancano que tá mal fisicamente e que obviamente mesmo tentando não consiga render se esse for o fato. German tá 5 meses sem entrar em campo. C meses que ele rompeu o ligamento cruzado e você sabe que ele tá lá fazendo, não é? 5 meses com talvez semana que vem, talvez semana que vem, ó, duas semanas. Isso desgasta pro torcedor, né? o torcedor vão acabando os panos que a gente naturalmente passa por ele se tratar de um ídolo. E aí eu acho que cabe também uma relação de ida e volta, né, do lado de lá também ter noção de manter essa idolatria. Não é só o torcedor que tem a obrigação de manter idolatria com o jogador. Jogador tem responsabilidade nisso também, né? E eu acho que o Fred, acho que lidou muito bem com isso. Fred faz um 2001 bom, com números bons, mas com um rendimento, principalmente no final do ano, já abaixo, e identifica para 2022 que ele não conseguiria jogar a temporada inteira. é importante na conquista do título carioca à sua maneira, que não foi fazendo gols naquele momento. Eh, dá ao Maracanã duas explosões de felicidade no gol contra o Vila Nova e no gol contra o Corinthians e ainda no mês de abril já marca sua despedida para Júlio. Eu não acho que o German Can tá pronto para se aposentar, tá? Não acho que é a situação do Fred, mas acho que ele também precisa ajudar a dar um fim nessa situação, que inclusive pode ser um fim com ele voltando, jogando e marcando, né? Cara, vamos falar do do Zubeldía e dele não usar a base. Eh, a cara, eu eu confesso que eu gostaria muito de saber para dar os créditos, mas a pessoa não colocou os créditos na imagem, então eu não tenho. Mas alguém fez uma imagem muito legal sobre a proporção da faixa etária de cada time dentro do campeonato brasileiro, OK? Se eu não estou enganado, só não, ah, achei aqui agora. Foi o data futebol, perfil data futebol. Só não está incluída a última rodada. Esse dado foi lançado, se eu não me engano, antes da rodada agora, do final de semana, mas não muda tanto. E o Zubild é um treinador que por várias vezes há muita reclamação sobre o fato dele não usar base, que no São Paulo não usava base, no Fluminense também não. É, no Fluminense teve toda uma discussão, inclusive recomendo você assistir o a live da noite da terça-feira, o giro do jornada KTO, do qual eu participei lá com o Víor Costa, com o Cantino, com o Mateus Duke, onde a gente falou sobre esse uso da base e sobre os jogadores que tem disponível. do que foi da base do Fluminense de Xer um tempo. Então também conhece ali um pouco dessa questão da subida profissional, da dificuldade, em que a gente detalhe ali os últimos anos também, né, as diferenças que se tem em relação ao uso da base e os jogadores e por que a gente tem poucos jogadores hoje. E aí eu vou trazer aqui um detalhe a já antes de mostrar o gráfico aqui que ele fez, né, a montagem que ele fez da minutagem, que é hoje o Fluminense tem defasagem de jogadores por dois motivos, jogadores da base dentro do seu elenco e com relevância. Primeiro motivo, porque os principais jogadores que hoje estariam com idade de base rendendo, e importante falar, não tô falando só do jogador seu Thiago Silva, que é de Xer e tá lá no Não, não é essa conta, né? O Thiago Silva é um jogador adquirido já um mais velho agora. Ele não conta como um jovem da base subindo. Eu tô falando de jovens da base. Os jovens que deveriam estar agora com 19, 20, 21 anos, eles já foram vendidos porque tiveram um desempenho colossal, seja na base ou seja no profissional, como foi o Isaac, mas principalmente o C Elias. eram dois jogadores que deveriam estar por agora e já já foram vendidos por valores, você pode julgar se foram interessantes ou não, mas que receberam propostas para poder sair. Quem não recebeu foi o Riquelm, que ainda não rendeu, ficou, teve chances, não rendeu e parou de ter chances e não voltou a ter chances ainda. É uma outra situação. Ã, olha aí só. Essa aí é a proporção, tá? Em azul, a proporção de minutos, tá? Não é só jogador que entra no campo para jogar um minutinho, não. São os minutos dados a jogadores abaixo de 23 anos. Então Coritiba, por exemplo, se destaca muito. 30% dos minutos do Coritiba no Campeonato Brasileiro foram dados a jogadores abaixo de 23 anos. em laranja, jogadores de 24 a 31 anos, que dá pra gente dizer que são jogadores no seu auge físico, seu auge técnico. E aí para mim não é à toa que o Palmeiras é o segundo com maior aqui, é um time que tem muito, times que compram jogadores, né, tem a tendência a ter mais isso. E o Red Bull Bragantino aqui me surpreende um pouquinho porque é um pouco de mudança de de perfil ali do clube, né? Wagner Mancini como treinador, isso já chama atenção, mas a gente consegue reparar aqui esses dois como mais destacados e o Coritiba como um com menor número, né? Curiosamente tem muitos jogadores muito jovens e muitos jogadores mais velhos porque a Barrinha verde é de jogadores acima de 32 anos, eh, no qual o São Paulo é o que mais tem. E aí aquela falácia do Fluminense, time de velho e etc, né? Porque o São Paulo tem 46% dos seus minutos dados a jogadores acima de 32 anos. Eh, você antes disso tem o Remo com 41, você tem ã o Coritiba com 40, até chegar o Fluminense que tem 34%, ainda teria Chap, teria o Atlético Mineiro em conjunto. E isso lembrando que o Fluminense desses 34,5% aqui, uma boa parte desses minutos foram feitos pelo Fábio, que foi titular em todos os jogos. Você ainda tem aí um Samuel Xavier com possibilidade de lateral. O, não sei se o Renê acho que ainda não se enquadra nesses 32 anos, mas é basicamente o Samuel Xavier e o Fábio que fazem subir esse número aí. São dois caras, né, que não são não são. O o Fábio é velho, né, mas ele não é não é velho dentro de campo, né? surpreende, cara, eh, o Flamengo não ter nenhum minuto para jogadores abaixo de 23 anos e a gente ter um um uma quantidade tão pequena que praticamente não tá mencionada aqui. Fazendo a conta, eh, 63 com 34 dá 97, com 5, 97.8%, ou seja, cerca de 2% dos minutos foram dados a jogadores menores de 23 anos. Praticamente nada, né? O Fluminense no seu elenco, tem dois jogadores que estariam nesse recorte que ainda jogam, né? Eh, Facundo Bernal, mas que no Brasileirão atuou em quatro jogos, 157 minutos, foi substituída no primeiro tempo por lesão contra o Palmeiras, já tinha atuado antes 90 minutos contra a equipe do Botafogo, tinha jogado também pelo Brasileirão contra o Bahia e contra o Grêmio entrando no segundo tempo. Outro jogador que também faz parte do time principal do Fluminense, que tem essa idade, o Bernal tem 22, é o Mateus Reis, que tem 18 anos, mas no Campeonato Brasileiro ele ainda não entrou em campo e sofreu uma lesão agora também no joelho. De resto, cara, são jogadores que nem no banco tem ficado. Eh, o David Schuin, zagueiro de 21 anos, o Júlio Fideles, que só ficou no banco no momento em que o Guga não pôde não pôde ficar, foi no jogo contra a equipe do Atlético Paranaense e contra a equipe do Vasco. Tá, o Guga tava gripado, mas não entrou em campo também. Se você pegar ali outros jogadores, Wesley, Nathan, Loiola, esses nem enquadrado no time profissional estão hoje em dia, de fato, é um número muito pequeno, cara. E a segunda coisa que eu atribuo a isso, eh, eu falei aqui sobre a quantidade de jogadores da base que a gente tem nesse momento com destaque, né, e que é pequena, a gente vendeu os grandes destaques. O segundo, cara, é o fato de que a gente investiu mais dinheiro para contratar mais jogadores. E é natural que se você investe mais dinheiro para contratar, você passa a ter jogadores bons de meia idade. Não só jogadores bons que acabaram de ser revelados ou que estão no final da sua carreira, como foi durante muito tempo o caso do Fluminense. Daí a piada de que é velho vai pro Fluminense, né? a piada ali de 2022, 23 principalmente. Fluminense hoje consegue buscar no mercado um zagueiro como o James e não depender de um Felipe Melo que já tinha idade mais velho. O James pode um dia se tornar um Felipe Melo, vai buscar um Midian, vai pagando. Isso é gasto de dinheiro e claro, isso também freia um pouco o uso da base. Quem subverte isso é o Palmeiras, tá? Palmeiras gasta dinheiro e ainda dá 20% dos seus minutos paraa base. Mas se a gente observar o Flamengo, por exemplo, é exatamente o inverso, bem como o Bahia também, já que esse esses minutos aqui são do Dell, mas também de contratações que o Bahia fez nessa idade. E lembrando do Fluminense, os poucos minutos azuis que tem ali são de Facundo Bernal, que não é da base, é contratação. Isso se deve só aos meu dia, cara. Nem tanto. A gente vai falar o quê? Que o David Schuin deveria barrar o James, deveria estar à frente do Igncio? É complicado você falar que o Loiola que nunca entrou em campo, teria que estar ali na frente. É difícil. Kevin Samuel, que no ano passado já não foi bem no sub-20, apesar de ter um sub-17 espetacular em 2024, ele que deveria estar à frente hoje do Castigo do John Kennedy. O time deu uma melhorada e a base já se livrou dos que poderiam estar concorrendo com posição. É complicado. Tamamos junto. Valeu,