Análise sobre a SAF do Botafogo e lições para o Fluminense: preocupações financeiras e cautela são fundamentais
De acordo com o vídeo publicado pelo canal Raiz Tricolor:
- O vídeo aborda a situação do Botafogo sob a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e como isso se relaciona com o Fluminense.
- O jornalista Gabriel Amaral destaca que o Botafogo, após cair na Série B, teve a chegada de John Textor, que prometeu melhorias e investimentos com a SAF.
- A análise traça um paralelo entre as dificuldades financeiras enfrentadas por clubes em reestruturação, como o Botafogo, comparando com a situação do Fluminense.
- Textor foi visto como um salvador, mas a dívida do Botafogo atualmente gira em torno de 3 bilhões de reais, o que gera preocupações sobre a viabilidade financeira do clube.
- Amaral menciona que o Fluminense, por não ter caído em anos ruins, pode ter evitado problemas similares.
- O jornalista critica a ilusão que torcedores do Botafogo sentiram com a chegada de recursos, alertando que a dívida e a busca por lucro do investidor podem prejudicar o clube a longo prazo.
- Há uma ênfase na necessidade de cautela em relação à SAF do Fluminense e a importância de saber qual é o verdadeiro objetivo dos investidores.
- O vídeo conclui que o Fluminense deve continuar fazendo as coisas certas, evitando entregar o clube a “aventureiros”, e pondera sobre o que significa competir financeiramente com clubes como o Flamengo.
Assista ao vídeo 🚨ALERTA LIGADO NA SAF DO FLU! TEXTOR FALIU O BOTAFOGO! LIÇÕES PRO FLU! PREOCUPAÇÃO REAL? .
Transcrição do vídeo
Esse daqui não é um vídeo sobre diretamente o Botafogo, tá? Esse é um vídeo onde eu vou falar do Botafogo trazendo pra questão do Fluminense, beleza? Então esse é um vídeo de tricolor para tricolor sobre o Botafogo e sobre a gente. Beleza? Sou Gabriel Amaral, sou jornalista, sou tricolor e você provavelmente percebeu que não há muitos, muitos assuntos, muitas notícias. Não fica aqui forçando a barra direto em relação a Fluminense, né? Então, um assunto que me chamou atenção, esse raiz tricolor, inclusive faz 8 anos hoje, não vai ter festa, não vai ter bolo, não vai ter nada. Vamos guardar as comemorações pro futuro. 8 anos do R tricolor começou lá em 2018. Eu acho que esse vídeo ele exemplifica bastante o que a gente fez. Em 2018 eu gravei um vídeo que era bem assim, acho que outubro, novembro, na época do Papo de Terça. Quem era aí do Papo de Terça, né? Eu gravei falando, gente, vai ter uma mudança na cota de TV e que se a gente for rebaixado esse ano em 2018 ou a partir de agora, deu merda, porque a galera ainda tinha em 2018 aquela frase do tipo: "Não é melhor cair, joga Série B um ano, se reorganiza, diminui os custos e aí sobe de novo". Porque era a ideia do do Corinthians, né? Só que eu tava, a, a cobertura não se falava tanto disso, mas eu tava falando, gente, não tem mais cláusula para queda. Se a gente cair, a gente perde a receita da série A. E bem, a gente não caiu em 18, graças a Deus, não caiu em 19. Em 19 quem caiu foi o Cruzeiro. Sabe o que aconteceu? 3 anos de Série B. Depois o Vasco cai, cai, fica mais dois anos de Série B. E por que que eu tô falando desse caso aqui? Porque isso tem a ver com o Botafogo, mas isso tem a ver com também que o Raí tricolou, cara. Porque e por várias vezes eu eu tentei trazer pro conteúdo de fluence nessa época meio que só tinha eu um outro aqui também que tava aqui lá em 18. Sempre tentei trazer um conteúdo que fosse interessante para você assistir. Eh, e por isso eu peço que se você gostar desse vídeo, você deixe um like, se inscreva aqui no canal, tá? Vamos lá. O Botafogo também caiu. Botafogo caiu em 2020 e o que se falava era o Botafogo na merda completa e vira saf, né? E por que que eu vou falar sobre Saf do Botafogo e sobre a nossa vida também? Para começar, porque as recentes matérias, inclusive elogio aqui, é JP Fragoso, tá? O maluco tem assim conseguido apurar coisas que ninguém tava apurando e informações de que a torcida do Botafogo até ficou muit com muita raiva no início, mas hoje tá agradecendo pela investigação e apuração dele lá do jornal Globo. Fico mérito aqui. Informações desesperadoras sobre o Botafogo. Deixa eu te contextualizar a situação do Botafogo aqui. E lembrando, não sou botafoguense, não estou tão por dentro. Se você é botafoguense, você provavelmente vai entender mais do que eu, tá? Eu tô trazendo de uma maneira um pouco mais simples pro tricolor entender que que tá acontecendo com o Botafogo. John Textor comprou o Botafogo, chegou como salvador da pátria num Botafogo que tava arrasado, morto na Série B. O exemplo que eu dei no canal 20 foi o seguinte: o Exe existem os times grandes e o Botafogo estava cada vez mais flertando com sair do roll dos times grandes. Você não conseguia olhar para um item que o Botafogo conseguisse competir com o São Paulo, com o Palmeiras. Não vou nem citar os rivais locais. O Botafogo tava competindo cada vez mais com Atlético Paranaense, cada vez mais com Sport, times que ficavam transitando entre Série B e Série A, que caíam como lanterna. Esse era o cenário do Botafogo. Acho que nisso até o Botafoguense me dá razão. O botafoguense olhava e falava: "Cara, eu acho que eu nunca mais vou ver o Botafogo sendo campeão". E o John Textor chega com a Saf, um ricaço bilionário americano e que tem muito dinheiro e vai investir no Botafogo. Por que que ele vai investir no Botafogo? Porque ele tem outros clubes pelo mundo, ele tem muito dinheiro e ele vai investir no Botafogo, que vai tornar o Botafogo um clube muito rentável, vai ganhar dinheiro com Botafogo. Como ele vai ganhar dinheiro? Ele vai botar muito dinheiro no Botafogo, depois o Botafogo vai gerar muito dinheiro e aí ou ele vende ou ele ganha dinheiro depois. Eh, com esse Botafogo dando lucro. Isso tudo que eu falei aqui, você pode procurar qualquer perfil de Botafogo, etc. Que você vai ver essa situação da época. E o torcedor do Botafogo olha e fala: "Meu amigo, hoje para eu ganhar um carioca, eu tenho que torcer para uma Ecatomb. Meu cenário tá muito complicado. O o a parte social do Botafogo, né? O os o os conselheiros, os presidentes detonaram o Botafogo gigante que eu acompanhei. Esse cara que tem dinheiro, com ele eu vou ser campeão. E o Botafogo foi campeão. 2023 e 24 há uma injeção de dinheiro muito alta no Botafogo. E aí é importante a gente entrar nesse caso aqui, porque isso vai influenciar no Fluminense. Se o Fluminense tivesse na situação do Botafogo em 2022, provavelmente o Fluminense também teria embarcado isso. E graças a Deus em 21, por exemplo, a gente não caiu em 19, como aconteceu com o Vasco e com o Cruzeiro também. Graças a Deus a gente não caiu porque senão a gente teria embarcado nisso. A lógica da cabeça do botafoguense era o John Textor tem muito dinheiro, logo ele pode usufruir desse dinheiro como ele bem quer. E para isso, se o Botafogo precisar de um monitor de televisão que custa R$ 1.000, ele pega do bolso dele que é R$ 1.000 pro John Tex, pá, e compra. Só que todo mundo que já teve dinheiro ou conhece gente que tem dinheiro sabe que as contas não funcionam muito bem assim. Neste momento, o Botafogo SF tem uma dívida próxima pelo Jardim de 3 bilhões de dólares. O Fluminense vendeu eh o André recentemente por 22 milhões de euros, mais ou menos, né? Se a gente multiplicar ali, vamos dizer que a gente vai chegar a R$ 150 milhões deais, fazendo conta aleatória aqui. Eh, eu confesso que eu tenho que pensar quantas vezes? 3.000 vezes. Isso. 1000 milhões é 3.000 vezes isso para chegar aos R$ 3 bilhõesa. Que o Botafogo tá. E como que saiu disso? De um cara que era bilionário e tinha muito dinheiro para o Botafogo safe. Não estamos falando da dívida do social. A dívida social é outra história. Como que o cara saiu desse cara que tem muito dinheiro, que chegou no Botafogo com dinheiro para caramba e ele chegou até essa dívida milionária bilionária, lembrando o quê? assumindo com a SAF, tendo vantagem de renegociar a dívida, perdão de uma série de de credores, né, de pessoas que deveriam receber, parcelamento durante muito tempo. E é a minha grande preocupação relacionada a Safid do Fluminense, porque todo mundo que compra tem interesse. Eu vou deixar aqui o como chegou a situação do Botafogo lá, tá? Vai ter botafoguense que vai tá falando que o texto tem umas coisas que ele fez ali que você pode pegar pelas matérias, né? Tipo, ele vende o Igor Jesus pro Lyon por 30 milhões de euros. Só que o Leon também era dele, né? Então o que que ele faz? Ele comprou, mandou a proposta, o Botafogo aceitou. Então o Botafogo passa a ter um documento dizendo que ele vai receber em 10 parcelas de 3 milhões de euros, ele vai receber 10 parcelas de 3 milhões de euros porque ele vendeu o Igor Jesus. Só que ele também é dono do Lon. Ele fala: "Ô, Botafogo, fica emprestado com o Igor Jesus aí por mais um ano, tá? Pode ficar emprestado". E o Botafogo ficou por empréstimo, mas o Botafogo continua tendo uma carta aqui dizendo que ele vai receber 30 milhões em 10 meses. O Botafogo vai até um banco e fala: "Prática muito comum, vou receber aqui esses 30 milhões, tá? Você tem e só que em 10 vezes você tem como me antecipar e aí eu deixo uns juros aqui com você, como se fosse um empréstimo, eu pego e aí o Leon paga direto a você". Pode ser? Pode ser. Normalmente que os clubes fazem isso, Fluminense fez com Gerson, fez com, acho que com Áas, fez também com João Pedro. Eh, normalmente que os clubes fazem isso é perdendo ali um percentual um pouco mais baixo, perdem 10%, perdem 8%, varia muito ali de acordo com que tá a taxa de juros no momento. O Botafogo tava perdendo uma distância grande, só que era um dinheiro que não existe. Por quê? Porque o Lon comprou do Botafogo, o Lon é do Botafog, o Lon e do Botafogo são do mesmo dono. O Igor Jesus que era para ir para lá, continua aqui. A dívida é do Lyon com o Botafogo e do Botafogo com o Banco. Ou do Lyon com banco, porque o Botafogo perdeu dinheiro. Se torna maracutá que inclusive é muito mais fácil de ocultar do do dono do banco ser amigo do Texto, repassar dinheiro para ele, sei lá. Pode ter maluquícia de tudo quant forma. Não tô acusando ninguém aqui, tá? Lembrando bem, os advogados não querem trabalhar agora, mas e percebe como se torna um negócio? E aí do nada, cara, o torcedor do Botafogo que tava na rede social empolgadíssimo, eu vou mostrar torcedores aqui empolgadíssimos, porque a torcida fica empolgadíssima. Quer ver? Vamos lá para 2022. Ó, Pedro, certezas, torcedor empolgadíssimo. Torcedor, pô, tem um pensamento ali ainda, tá agora criticando textor e tal. Aqui, ó. Eh, já fiz operações para remover de anticoso mais prazeroso do que esse Botafogo Fluminense. O Flu é melhor, não tem jeito. Isso em março de 2022. Mas se não estivéssemos ficado bilionários, o Botafogo não ficou bilionário. Eu estaria apavorado com o restante do ano. Mas ainda bem que John Textor é fogão. O Botafogo não ficou bilionário. O John Textor era bilionário e o Botafogo era uma empresa que ela precisava gerar lucro. Vamos para mais. Tem mais aqui, ó. 2024, SAAF do Botafogo é cobrada na justiça por dívida de R milhões deais. Olha quanto era, só R 20 milhõesais. Dinheiro de pinga pro texto. Assim que chegar a notificação, ele faz o Pix e tome transferban Ban. 2024 também aqui, ó, uma discussão rolando e vem aqui, cara, você sabe que o Tex pode meter uma empresa dele como patrocinadora do Botafogo a qualquer momento, né? E ser um patrocínio de R$ 1 bilhão deais, isso vai dar 200 milhões de livres para ele. Dinheiro de pinga. Então relaxa. Se o Botafogo não tem dinheiro, o Textor tem. Não se preocupe. Nesse momento a dívida do Botafogo, não é do Textor. Tem mais aqui, ó. Proposta por Claudinho, 15 milhões de euros, 2024, R$ 88 milhõesais só. Dinheiro de pinga pro Text. Aliás, já pode atravessar e oferecer 95. Artur Cabral jogará no Botafogo. Já há um acerto Botafogo, Benfica. Pro Text que fatura em dólar, euro e Libra, dinheiro de pinga. Qual que é a questão de esses torcedores estão errados? Eles estão empolgados. Eu até entendo, talvez faltou alguém chegar para eles, ou eles estão sendo mal intencionados, mas talvez faltou alguém chegar para eles e mostrar a realidade prática. E qual que é a realidade prática hoje relacionada à Fluminense? Tá, o Fluminense tá fazendo muita coisa certa no seu processo de saf. A primeira é não entregar para um aventureiro americano. Seja americano ou europeu, tanto faz um americano aqui é só característica do Chelsea, do Texto, não entregar para um um europeu. Isso é um caso muito claro. Por quê? Esse cara vendeu ilusão pro torcedor do Botafogo. E o torcedor eh teve um um post que eu vou botar aí na tela também do do João Almirante que ele falou e eu acho que ele é um vascaíno, né? E ele fala muito bem porque o o o Vasco passou por isso, o vascaíno passou por essa situação, né? Aqui, ó, ele fala assim, ó. O bagulho é que quando o resultado esportivo tá vindo, ainda mais da forma a arrebatadora que veio, o Botafogo, Libertadores e Brasileirão no mesmo ano, a sensação, né, é mais forte que heroína no sangue. O torcedor ficainha, fica cegueta, não vê nada, meu amigo, só vê os três pontos na frente. Fica difícil de discutir. Mas meu amigo, hoje a dívida que o Botafogo Saf tem, o que mais se conversa é sobre a possibilidade do Botafogo abrir falência e abrir outra empresa. E quem não recebeu, se vire. Danes quem recebeu pensando no Botafogo, Danes quem recebeu o Botafogo voltar aí, ó, jogando com Niteroense, sei lá, aí na na Série C do Carioca. Aí você vai perguntar pro Bota, pro torcedor do Botafogo, valeu a pena ter vivido a Libertadores e etc. A questão não é o valeu a pena. A questão é em 2027 o torcedor do Botafogo vai ter um time para torcer 2028 vão leiloar o quê? Que que vai acontecer? vai ser o mesmo Botafogo. Vai ser igual Belensees lá na na hum lá na na em Portugal que fundaram outro clube, mas o outro continuou com a marca eh eh Botafogo e o outro tinha marca Bota Belenes e o outro é Belense, o outro é B2, sei lá. No caso do Fluminense, como eu falei, tem muita coisa certa sendo feita. Não entregar para um aventureiro maluco que eu tenho dinheiro. Sempre bom lembrar isso. Se o cara tem dinheiro é porque ele gosta de dinheiro. E se o cara gosta de dinheiro, ele não vai pegar o teu clube aí, seja qual for, teu clube do Rio de Janeiro, do Brasil, do sul global e vai entulhar dinheiro para quê? Qual o ganho que ele tá tendo nisso? E esse para mim é o principal ponto hoje em relativo à saf do Fluminense e que é o principal ponto que eu e você, na minha visão, temos que ter cuidado sempre, que é qual que é o objetivo de quem tá comprando. Hoje a gente tem objetivos muito claros. O John Texton queria fazer dinheiro, fazer dinheiro para ele, rodar dinheiro do Lon, ele queria fazer dinheiro com o Botafogo, não necessariamente fazer dinheiro no Botafogo. Agora, inclusive estão investigando lá que parece que o dinheiro que ele botou no Botafogo não era dele, ele botou dinheiro do Lyon e e os aportes que ele tinha que fazer quando assumiu que ia comprar, na verdade era só ele girando dinheiro de um lado pro outro. Comprei o Lon, tenho que botar 10 milhões, eu boto. Mas aí na hora que eu comprei o Botafogo, tenho que botar 20, eu tiro 20 do Lon para botar 20 no Botafogo. E fim, eu só botei 10 e tenho dois clubes, por exemplo. Eh, já tô investigando esse tipo de coisa. Então assim, qual que era o interesse do City Football Group quando comprou o Bahia? Transformar o Bahia numa espécie de e entre a Eu sei que a torcida do Bahia não gosta disso, tá? Mas entenda. uma espécie de satélite do Manchester City, de captação de jogadores, estar presente no futebol brasileiro, que revela muitos talentos, fazer dinheiro com um time de torcida de massa, mas que não tinha a pressão de mídia que um time do Rio de Janeiro, por exemplo, tem. E também interesses comerciais, a refinaria, Abu Dhabi, né? Tem todos um um um meandro ali geral. De qualquer maneira, o torcedor do Bahia, sabe, eu li e aceita os termos. O torcedor do Bahia que leu todos os termos do acordo, clicou e falou: "Eu aceito isso daqui eu aceito para poder ser comprado por um grupo que tem dinheiro e subir o o patamar que eu tô". O torcedor do Vasco e do Botafogo nem leram, foram ali, ó: "Pum, eu aceito agora tô rico." Então não é muito bem assim não. E tomaram um susto depois. Qual que era o interesse do Ronaldo quando comprou o Cruzeiro? Fazer dinheiro. Só que o Ronaldo fez dinheiro de outra maneira. pegou uma empresa que tava detonada na série B, na merda, mas com um potencial muito grande, pegou essa empresa e falou: "Olha, o Cruzeiro hoje, com o tamanho da dívida que tem, com os problemas que tem, o Cruzeiro é ainda assim um time de série Ainda vai gerar dinheiro. Dito isso, o Cruzeiro eh vai gerar dinheiro, vai fazer isso tudo, mas vai ficar na parte de baixo da tabela até pagar dívida, tá? Eu vou fazer um clube aqui saudável, não vou fazer time que ganha muito dinheiro, não." E que que ele fez? pegou uma empresa que tava falida e vendeu ganhando muito dinheiro. O o Ronaldo ganhou dinheiro no Cruzeiro, mas ganhou recuperando e vendendo. E o que que o Pedrinho tá fazendo? É um torcedor, é um torcedor que já botava dinheiro antes e agora tá botando dinheiro sendo dono. Daqui a 10 anos o Pedrinho vai tá botando dinheiro ainda do próprio bolso. O Pedrinho tem dinheiro para caramba. Parece ser muito torcedor do Cruzeiro. Um John Textor melhor, né? Porque ele é torcedor de fato. Eu não sei. E ainda assim não acho saudável isso. Se o Pedrinho morrer, os filhos dele botam dinheiro no Cruzeiro, a esposa dele bota dinheiro no Cruzeiro. Não. E aí o Cruzeiro ficou na merda, né? Vai virar só uma empresa que dá prejuízo. O dinheiro que o Cruzeiro gera, mantém o time que ele tem hoje? Se a resposta é não, isso é problemático. Se a resposta não, isso é problemático. Mas ainda assim o Pedrinho parece ser melhor do que o Textor nesse ponto, porque ele é cruzeirense mesmo. Mas pensando no futuro, o Cruzeiro tem 100 anos, né? Acho que tem que bater 100 agora. O Atlético Mineiro, cenário é diferente. São empresários de sucesso. Você vai falar que a MRV não é empresa de sucesso, que o Banco Inter não é uma empresa de sucesso. São lá os donos. vai perguntar ao torcedor do Atlético a situação do Menin, a situação deles na frente do do Atlético. E no nosso caso, Gabriel, eu sinto falta de tentar entender o que que essa essa galera tá ganhando, o que que os compradores da SAF do Fluminense estão ganhando. Eu já ouvi falar e até tava trocando essa ideia com Fil, que boa parte dos empresários que estão botando menos grana, que que eles estão considerando? Depois eu boto 7 8 milhões no meu patrimônio, mas eu ganho acesso direto ao André Esteves, dono do BTG e um dos caras mais ricos do Brasil, porque o André Esteves também tá entrando nessa. Agora, o que que o André Esteves tá ganhando? Porque não me vem me falar que o André Esteves de uma hora para outra se tornou muito tricolor e ele quer botar dinheiro no Fluminense? Não, ele tá tá ganhando de alguma coisa. É ganhar, ele quer 5 milhões de pessoas adorando ele, porque com essa adoração a ele, com esse nome, ele consegue fechar negócios melhores, as empresas dele conseguem. Porque assim, se, ah, não, ele tem muito dinheiro, ele vai investir no Fluminense, ele já teria feito, desculpa, ele já teria feito, já teria colocado de alguma maneira, a gente veria ele na arquibancada, pelo menos eu tenho e a minha visão dessa situação é tentar entender. Eu acho que é mais justo se a gente soubesse o motivo, como eu falei, li aceita os termos da negociação. O torcedor do Bahia, olha, você vai ser zoado de clube satélite. Olha, em um determinado momento vão te chamar de Bahia City. Ó, não, Bahia City, eu não aceito mudar o nome não. Então, beleza. Então, apaga essa parte. Mas, ó, você, em um determinado momento, você vai estar com um jogador bom e a gente vai levar ele pro City, você vai perder, tá? Eu aceito. Olha, a gente não vai botar um dinheiro acima do normal para você ganhar Libertadores, não. Vou botar um dinheiro para você ser time de série A e de parte alta da tabela. Tá bom, aceito. E aceitar. Eu quero saber. A gente tem que saber os termos todos. Tem que saber todos os termos. E desculpa, dividendo emocional é o que o Pedrinho tá recebendo. Se você acha, para fechar, que preciso buscar meu filho na escola, para fechar, se você acha que o investimento que o Fluminense vai receber agora vai fazer a gente competir com o Flamengo, você tá enganado. A gente compete com o Flamengo porque futebol é um esporte maneiro em que um time, mesmo ganhando menos, consegue competir com outro. Mas financeiramente, tá tu falando em caixa, dinheiro. A gente jamais vai ter o dinheiro do Flamengo neste momento. Infelizmente eu fico puto de ter que te falar isso, mas a verdade é essa. Sabe por quê? Porque o Flamengo gera esse dinheiro. Torcida dos caras é maior. Os caras se organizaram, o Flamengo gera. Sabe qual é a forma da gente chegar a gerar o que o Flamengo gera também com venda de televisão, produto, etc? É se alguém tiver injetando dinheiro no Fluminense. E sabe como que alguém vai injetar dinheiro no Fluminense? no modelo de um ricaço comprar a gente e botar muito dinheiro lá dentro. Agora, por que que ele vai fazer isso? Que ele ama o Fluminense igual o Pedrinho. Ainda assim vão ficar no risco, porque uma hora acontece alguma coisa, o Pedrinho morre e o Cruzeiro tem 3 anos de Gerson para pagar ainda. Quem vai botar esse dinheiro lá? O filho vai continuar mantendo. É o time. Então existem medos. A situação do Botafogo, ela precisa latejar na cabeça do torcedor do Fluminense de cuidado. Eu não tô falando aqui contra a saf, pelo contrário, eu estou pregando consciência, porque na hora aí que que você vê que o André Esteves e aí 6 bilhões, virei playby, o desejo do tricolor de postar que tá rico é é a heroína, sei lá, nunca usei droga, né? Então deve ser um sentimento de não adrenalina, um sentimento delicioso quando ela vem. Mas o pozs, meu amigo, é uma merda. Vai perguntar pro torcedor do Botafogo, como é que tá a situação dele agora. Enfim, espaço tá aberto para debate. Valeu. Feliz aniversário para vocês também.