Last updated on

Rodada decisiva no Campeonato Brasileiro: Fluminense mantém terceira posição, Vasco sobe e Botafogo demite treinador após derrota


De acordo com o vídeo publicado pelo canal Raiz Tricolor:

  • Fluminense venceu na rodada, mantendo-se na terceira posição do Campeonato Brasileiro, com a possibilidade de ser ultrapassado por Flamengo, Bahia e Atlético Paranaense em jogos atrasados.
  • O desempenho do Fluminense no campeonato é positivo, com 66% de aproveitamento em 8 jogos.
  • Botafogo venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, mas continua no Z4 e demitiu o treinador Anselmo após o jogo.
  • Fluminense derrotou o Atlético Mineiro por 1 a 0, destacando a inconstância do Galo na competição.
  • O São Paulo perdeu para o Palmeiras (1 a 0) em um clássico, resultando na demissão do técnico Crespo, apesar do bom desempenho anterior.
  • Vasco venceu o Grêmio por 2 a 1 e subiu para a nona posição, destacando-se como um time em ascensão.
  • Cruzeiro e Santos empataram em 0 a 0; Santos luta contra a zona de rebaixamento.
  • Internacional venceu a Chapecoense por 2 a 0, melhorando sua condição na tabela.
  • Bahia sofreu uma virada para o Remo (4 a 1), aumentando a inconstância da equipe.
  • Atlético Paranaense ganhou do Coritiba por 2 a 0, voltando a vencer no Atletibas após um longo período sem triunfos.
  • Destaques da rodada incluem gol bonito de Baralhas e a boa campanha de Odair Helman no Atlético Paranaense.
  • O cenário continua intenso, e as próximas rodadas serão cruciais, especialmente com diversos jogos de copa acontecendo.

Assista ao vídeo 🚨RODADA BOA!! TROPEÇOS DOS RIVAIS NA BRIGA DO TÍTULO | VASCO VENCEU, ÁRIAS FEZ GOL E O BAHIA GOLEADO.

Transcrição do vídeo

Rodada boa é rodada que o Fluminense ganha. Resumão da rodada de número oito. Na verdade, esse é o resumão da rodada de número sete, mas a rodada número oito a gente finge que não aconteceu. Meio de semana não deu tempo de gravar. Eu sou Gabriel Amaral, sou o jornalista, sou o tricolor. E cara, a rodada boa, como eu falei, é que o Fluminense ganha para começar raramente a gente vai ter aqui, eu vou vir para cá falar: "Olha, a rodada foi boa com o Fluminense não tendo ganhado". ou vir para cá e falar, né, tentar defender talvez uma última rodada de alguma coisa que a gente se sagre campeão mesmo com derrota. Você se inscreve aqui no canal, você deixa um like aqui embaixo. No resumão da rodada KTO, eu sempre eh falo de todos os jogos que aconteceram na rodada. Alguns eu vi o jogo, então vou ter mais o que falar. Alguns eu só vi os melhores momentos, então vou ter menos o que falar. E alguns e também eu não vi nada, né? Então o meu venho para cá e falo: "Olha, não vi nada, vou comentar apenas sobre a situação do do que da tabela e etc mesmo, tá? Vamos lá. Eh, vou botar já a nossa tabelinha aí na tela. Fluminense em terceiro. Fluminense segue na terceira posição sob risco neste momento, tá? de ser ultrapassado por três equipes, tanto o Flamengo quanto Bahia quanto o Atlético Paranaense, podem ultrapassar o Fluminense se vencerem seus jogos atrasados. Eu lembro aqui a vocês, Flamengo e Miraçol, tá? É um dos jogos atrasados. O outro jogo atrasado é entre Bahia e Chapecoense, ambos jogando em casa, bem como o Atlético Paranaense que pega o Botafogo na Arena da Baixada. Esse jogo inclusive será no domingo agora, tá? Eh, Flamengo e Miraçol, pelo que eu vi, não tinha data ainda. Exato. Nem o Bahia e Chapeo e Vitória. Os três, os quatro jogos que ainda estão faltando acontecer. Então, o Fluminense pode ser ultrapassado, tá? Se o Atlético Paranaense, o Bahia e o Flamengo ganharem os seus jogos, eles ultrapassam o Fluminense. O Atlético Paranense precisa ganhar por dois gols de diferença, tá? Para ultrapassar. Mas ainda assim, é o ponto que eu falo direto antes de analisar os jogos, eu falo aqui da tabela sobre a ótica do Fluminense. Gente, antes de mais nada, é bom lembrar que na oitava rodada não importa muito a posição que você está, importa muito mais a quantidade de pontos. Se você tá, por exemplo, o Fluminense estaria nesse momento na sexta posição, se esses jogos atrasados derem esse resultado que eu falei, Fluminense estiver na sexta posição e estiver a três pontos do líder, estiver empatado em pontos com o segundo colocado, como é o cenário, eh eh aliás, não estaria empatado segundo colocado porque o Bahia e o Flamengo teriam ultrapassado, mas enfim. Então um ponto ali do segundo colocado e a a situação está boa, porque eu falo sempre, ser líder só vale na 38ª rodada. É muito mais importante que você chegue eh na 37ª rodada com chances de assumir a liderança do que você lidere o campeonato inteiro e na 36ª, 37ª você já não possa mais ser campeão. Então estar ali na frente é sim positivo. Ter um rendimento nesse momento de 66% no Campeonato Brasileiro, já tendo enfrentado dessa parte aí de cima o Palmeiras, o São Paulo, o Bahia e o Atlético Paranaense. Ou seja, nós pegamos quatro dos cinco primeiros, porque o outro é a gente. A gente só não pegou o Flaflu, só não pegamos o Flamengo. É sim, positivo, tá? Então a gente pode, você aí pode discordar e brigar com tudo relacionado a ZBia. Não dá para brigar com Zubeldía em relação a números, porque isso tá entregando. Beleza? Vamos lá. Vamos falar dos jogos agora, até porque a gente começa com a parte de baixo. Botafogo ganhou, não saiu do Z4 ainda, mas tem dois jogos a mais. venceu por 2 a 1 o Red Bull Bragantino. Tá situação do Botafogo dentro do jogo. E eh eu vi uma parte desse jogo, né? Porque depois eu tava fazendo pré-jogo do jornada já. E o Botafogo tem goleiro com Raul, né? Eu não sei se ele tá bem já direto há um bom tempo, mas o o Botafogo simplesmente jogou a Libertadores fora com Leo Link. A verdade é essa, tá? Torcedor do Botafogo. Não sei se tem muitos aqui que me acompanham, se tiver comenta aqui embaixo. Mas o Botafogo jogou uma Libertadores fora com Leo Link. Não vou dizer que jogou um carioca porque aí o jogo tava mais disputado, mas assim, eh, partidaça do Raul, tá? E pelo menos três ou quatro defesas que salvaram o resultado do Botafogo. Eh, minha visão, tá? O o Red Bull, para mim, na minha visão, e ele e eh o o gol anulado do Red Bull foi, na minha visão, foi corretamente anulado. É um cruzamento. O jogador do Red do do Botafogo, do perdão, o jogador do Red Bull tá impedido, bloqueia o defensor do Botafogo e o cara do Red Bull faz o gol. Para mim, isso é impedimento. Dito isso, há uma semana e meia atrás, duas semanas atrás, não, exatamente uma semana atrás, o Fluminense teve um gol anulado contra o Atlético Paranaense, muito semelhante a esse, onde um jogador do Atlético Paranaense, na verdade dois, sendo que um deles estava impedido, bloquearam o Igncio disputar a bola com Luiz Gustavo. Luiz Gustavo fez o gol de cabeça, o impedimento não foi marcado. CBF não tem critério, então não vou dizer aqui que o Red Bull foi garfado. O que ou o Red Bull foi garfado ou o Fluminense foi garfado. Isso é real, porque não foi aplicada a regra do mesmo jeito. Dito isso, Botafogo demitiu o treinador. 2 a 1 e o Anselme foi demitido. Eu até entendo a lógica e concordo, tá? trabalho não tá agradando, o futebol não tá agradando, tá tomando pressão no final, não gostou do da vitória e os pontos também tão mostrando aí de que não tá, né, fazendo sentido manter um celme. Demite mesmo. E beleza, foi demitido. Dito isso, quero Fernando Diniz no Botafogo. Agora, ah, sobre o Red Bull Bragantino, vale destacar, o time perdeu e tá próximo da zona de rebaixamento. Se o Botafogo ganhar um dos jogos atrasados, pode acabar ultrapassando o Red Bull. Outro jogo da rodada, Fluminense e Atlético Mineiro. Tem vídeo de análise especificamente sobre esse jogo, mas vale destacar aqui positivamente o Fluminense, como eu já falei, a respeito dos pontos, 16 pontos em oito jogos, é um bom aproveitamento, é uma boa posição e as duas derrotas aqui são uma pipocada monstra com o Vasco. Derrota é assim que irrita no máximo. São três pontos jogados fora, mas vale se destacar que a a os outros dois jogos flumenses não ganhou são Palmeiras e Bahia fora de casa. Agora, sobre o Atlético Mineiro, a derrota por 1 a 0 expôs um Atlético Mineiro que ganha, perde, ganha, perde, muito claudicante, diria o outro, no campeonato. Eh, e a necessidade do Atlético Mineiro melhorar, né? O, o time não necessariamente é para jogar mal desse jeito. Enfim, 13º Galo. Eh, São Paulo e Palmeiras, o clássico. Jhon Arias decidiu o jogo, né? Que coisa, né, gente? Pelo menos fui chamado de mercenário. Nessa parte eu confesso que eu gostei. A área resolveu o jogo. Será que o Abel vai aprender a usar o John Arias, né? Se Jhon Arias que recebe bola, carrega, deu mole inclusive depois de não dar assistência pro Foco Lopes porque carregou demais a bola, mas chuta bem de fora da área. O Aras é gente, não é porque o Aras foi pro Palmeiras que agora eu vou vir para cá falar que ele é um merda, etc. Não vou. Infelizmente, eu não sou esse tipo de torcedor, tá? Joga muita bola o de Arias, mas nesse Palmeiras que jogava com o chutão da zaga até o centroavante, o Arias ficava sem função mesmo, né? eh, fez gol no meio de semana e agora fez gol de novo, 1 a 0 Palmeiras em cima do São Paulo. Vale dizer sobre o jogo, tá? Eh, uma coisa que aconteceu no Botafogo, o São Paulo demitiu o Crespo relativamente em alta, tá? O desempenho eh de de pontos do São Paulo era bom com o Crespo. O Crespo era líder do campeonato quando foi demitido. E aí é um problema de quando você faz esse movimento e diferente do Botafogo, né? Mas você faz depois de uma vitória que é se o treinador que chegar, o Roger Machado chegar e não mantiver o nível anterior, deu merda. E deu merda. O São Paulo perdeu as últimas duas rodadas. O pro Roger é uma furada gigante que ele só tinha perder, né? Ele assumou assumiu um time que claramente não tinha força, não tinha pegada para poder ser campeão brasileiro numa sequência. O time é bom, mas não tem um elenco vasto, um próprio time pode rodar uma fase. E aí ele só tinha para onde cair e tá caindo, tá em segundo. Se o Fluminense tivesse feito mais um golzinho, né, na vitória contra o Atlético Mineiro, inclusive nesse momento o Fluminense seria segundo colocado. São Paulo já estaria em terceiro, com a possibilidade de ser ultrapassado por Flamengo, Bahia, Atlético Paranaense, inclusive tá na sexta posição. Que coisa, São Paulo. E a gente fala do Vasco, cara. 2 a 1 Vasco em cima do Grêmio. O Vasco já figura em nono na tabela. Vasco tem muito dessas arrancadas dentro do Brasileirão. Já percebeu que o Vasco normalmente ele faz um Brasileirão muito merda, mas em um determinado momento dá um estalo, foi assim com o Rafael Paiva, foi assim com o Diniz, agora assim com o Renato, dá um estalo que o Vasco vai fazer metade dos seus pontos em seis rodadas, sete rodadas, oito rodadas do Brasileirão. É meio bizarro, né? E esse momento veio com o Renato Gaúcho, vitória por 2 a 1 num num bom jogo ali. Esse jogo diz mais sobre o Vasco do que sobre o Grêmio. A galera que me acompanha aqui falando do Grêmio sabe que eu tenho uma raiva gigantesca de quanto o Luiz Castro é exposto. Mas isso eu acho que é mais mérito do Renato e do trabalho do Renato já sendo visto dentro do Vasco. Tá? Volante pisando na área, o Thiago Mentes quase fez outro de cabeça. Laterais afundando. O Cuiabano participa dos dois gols. Roubada de bola, destruição no meio de campo e saída rápida pelos lados. A gente filma isso muito no Fluminense. David eh fez gol, o Vas já tinha aberto o placar com o próprio coiabano e depois o Carlos Vinícius fazendo gol com pé, hein, girando de esquerda para bater de fora da área. Duas chances bizarras que o Grêmio teve na reta final e não conseguiu empatar o jogo. Sobre o Vasco, vai pontuando e se afastando dos E4. A briga do Vasco é Z4 até que se prove o contrário, né? E tá se provando o contrário. Nos últimos quatro rodadas o Vasco fez 10 pontos. E e sabe o que que isso quer dizer? Quer dizer que nas quatro rodadas anteriores o Vasco tinha feito um ponto. Olha que mudança, hein? E já o Grêmio, né? Vai pontuando no Brasileirão, pontuando, pontuando, perdeu um jogo, tá ali na no meiota da tabela. Cruzeiro e Santos, esse eu confesso que eu não vi nada. 0 a 0, tá? Cruzeiro agora de técnico novo, não participou ainda dessa dessa rodada, mas o Artur Jorge é o novo treinador do Cruzeiro e empatou 0 a 0 com o Santos. Como eu falei, confesso que não vi nada desse jogo. Voi demitido, foi a estreia do Cuca lá no no Santos. Santos segue na berola. É um virtual zona de rebaixamento, né? Porque se o Botafogo empatar um jogo já passa o Santos pelo critério de vitórias. E do outro lado, a equipe do Cruzeiro segue na lanterninha do campeonato sem ter ganhado, tá? Quatro empates e quatro derrotas. Bizarro. Simplesmente a pior defesa do Campeonato Brasileiro hoje é do Cruzeiro. Pelo menos não levou gol, né? Atletiba teve clássico, tá? 2 a 0. Cara, números bizarros que eu tava vendo. O Atlético Paranaense voltou a ganhar a equipe do Coritiba. Eles não ganhavam desde 2023, papo de 3 anos, e não faziam gol. Os últimos quatro atletibas o Atlético Paranaense não fez gol no Coritiba. O daí Helman ganhando o jogo 2 a 0 lá na Arena da Baixada. O daí ganhando com ponta de velocidade, que esse Julimar é bola, tá? Esse Julimar, ele ele assim, eu não sei até que ponto, eu vou falar depois no no Remo sobre o jogador que tem isso, não sei até que ponto o Julimar ele ele é o jogador de time assim sem muita pressão e tal, de time médio, eh, ou ele vai crescer ainda mais. Eh, enfim, jogador de de 25 anos vindo do Pará, é uma pegada meio ron também, né? Mas tem qualidade, fez a jogada dos dois gols do Atlético Paranaense e claro, o segundo gol, gol de bola parada. O Helman irritação em pontos, né, na torcida do Atlético Paranaense. Ele tá em sexto e pode virar até mesmo com o jogo atrasado, pode ser que vire vice-líder, né? Se ele ganhar o jogo dele, Flamengo e Bahia tropeçarem, ele pode até virar vice-líder, dependendo ali do saldo de gols. Enquanto o Coritiba, enfim, é um meio de tabela ali, né? tá, tinha a possibilidade até de virar esse vice-líder, mas com a derrota pro Atlético Paranaense, Freia um momento bom de três vitórias seguidas. Primeira vez, se eu não tô enganado, é isso. Primeira vez que o Coritiba eh perdeu fora de casa. Eh, aliás, primeira vez que ele não pontuou, ele tinha ganhado as outras três fora de casa. Ah, Rem e Bahia. Esse aqui é loucura, tá? A inconstância do Bahia, cara, é um negócio de louco. Galera sabe que eu eu coloquei aqui e nesse momento estou acertando a exceção do São Paulo. Se trocar o São Paulo pelo Cruzeiro, a parte de cima da tabela tá falando exatamente aquilo que eu falei no na abertura do Brasileirão, que é Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo tem um nível superior. Fluminense e Bahia são franco dos atiradores. Eh, franco atiradores. E só trocar o Cruzeiro pelo São Paulo e eu tô gabaritando. O Bahia segue como franco para tirador, tá dois pontos atrás da gente, mas inacreditável. O Bahia tá abriu 1 a 0, Everaldo fez o gol de cabeça, tomar virada da equipe do Remo. E aí que se destaque as mudanças que o Léo Conde já vai fazendo na equipe do Pará, tá? Eh, já vai colocando um pouquinho, tirando a cara do Osório, conseguindo colocar um pouquinho a cara dele, mudando alguns jogadores, promovendo alguns jogadores da equipe titular. Eh, detalhe, o Gabriel Talhari, recém contratado, marcou dois no jogo. Resta saber se ele vai ser artilheiro assim de time pequeno ou vai ser, vai ter sua chance no time grande já já. E o detalhe que quando tava 2 a 1, Bahia perdeu um pênalti, né? E e lá tá tendo discussão sobre o cobrador a ponto do Rogério Ceni virar e falar: "Meu amigo, se eu tirar um, trocar um pro cobrador de pênalti, que ele perdeu um, daqui a pouco o outro vai perder também. Meu elenco todo já vai ter perdido pênalti, não tem o quem botar". É fácil falar isso quando você tem o Luciano Juba que é um bom cobrador, perdeu, Marcelo Rangel, foi bem na bola, perdeu porque só bate quem erra, né? como diz lá o outro lá na frase, mas enfim, né? O cenário do Bahia segue ser um cenário positivo dentro no campeonato, mas tomar um 4 a 1 de virada no segundo tempo é é chato, né? É nível de derrota, tipo tomar a virada do 3 a 2 do Vasco pra gente. Inter e Chapecoense só viu os gols, viu os melhores momentos, mas não tem muitos melhores momentos nesse jogo. Isso é bem verdade, tá? É, o Internacional vencer o jogo, isso já é muito útil pro Internacional vencer, duas seguidas, o Pesolano consegue se distanciar do Z4, vai a oito pontos e o Internacional não habita mais aquele grupo ali de baixo. E aí um destaque, né, para essas duas vitórias seguidas do Inter, é uma Chapecoense muito entregue dentro do jogo, tanto é que não vence há muito tempo, só tem uma vitória até agora no campeonato, vem nas últimas partidas e Chapecoense não pontuando, fez um eh dois pontos nos últimos quatro jogos, né? E dentro dessa partida, Mercado fez o primeiro gol, Alan Patrick fez o segundo cobrando pênalti para poder fechar aqui a rodada. Vitória 1 a 0 no Miraçol. Olho no Miraçol, tá? Vocês já viram onde tá o Miraçol? Hã? [risadas] Vocês já viram onde tá o Miraçol? 18ª posição com um jogo a menos. Esse jogo a menos é Flamengo no Maracanã. É, galera, isso que o Walter fez pelo menos umas três ou quatro defesaças, tá? Um golaço do Baralhas. Olho no Miraçol, porque assim, é mais fácil sair dessa espiral quando você não é um time grande, não tem uma pressão de torcida. Mas é complicado, tá? perdeu as últimas três seguidas. É claro, você olha os jogos que ele perdeu. É, é, e eu ia dizer que era um pouco mais difícil que, pô, era Palmeiras fora de casa, mas olha os pontos que o Miraçol tá deixando pelo caminho, tá? Olha, vou nem buscar a partida aqui, não. Deixou ponto com Santos pelo caminho. Santos em casa, o Miraçol da parte de cima da tabela precisava vencer, deixou dois pontos. o do Palmeiras, beleza. Na rodada seguinte, perdeu em casa pro Coritiba, não é ponto que se deixa pelo caminho e agora perde fora pro Vitória. Enquanto isso, o Vitória, tal qual o Vasco, vai subindo, fez sete pontos nas últimas quatro rodadas. Quatro rodadas parece uma subida um pouquinho mais orgânica do que a subida meteórica do Vasco, né? Corinthians 1, Flamengo 1. Flamengo tal qual eh outros times, desperdiça a chance de ultrapassar já o Fluminense, freia uma sequência de vitórias do Flamengo, tá? O Flamengo tinha feito, para vocês terem noção, Flamengo fez, vinha de 12 pontos em quatro jogos. Antes disso, o Flamengo tinha um total de dois, é isso, dois pontos em dois jogos, né? de fazer as contas. Não tinha um ponto em dois jogos, agora venceu quatro seguidas, empatou com a equipe do Corinthians fora de casa e perdeu uma oportunidade porque assim tava muito melhor no jogo. Eh, Rasca joga muito, ia fazendo um golaço, mas fez uma partida problemática, um gol dado pelo Hugo Souza que o Paquetá fez. Depois o o Miss, meu amigo, que esse cara é bom de bola, esse cara decide jogo, uma loucura pro Corinthians, tá? Passe espetacular pro pro gol do da equipe do Corinthians. E assim, o Flamengo perdeu uma chance de ouro depois da expulsão do Éton Araújo, inclusive no último minuto quase que perde o jogo na defesaça do Rosse. A oportunidade perdida pro Flamengo deu um ponto pro Corinthians que tá no meio da tabela. Vamos lá pra gente eleger aqui aquela as os destaques da rodada, né, de número oito no Rodada KTO. Pra mim, tá, minha análise é que ah, hoje o destaque positivo para mim, o Botafogo que venceu um jogo e demitiu o treinador mesmo assim, se vai funcionar, se era o melhor ser feito, mas para mim isso denota eh personalidade. Eh, destaque negativo da rodada, Miraçol. Miraçol, ó, abre teu olho, irmão. [risadas] O golaço da rodada não foi uma rodada de muitos golaços, então vou colocar o do Baralhas, que foi um chute bonito no ângulo da equipe do Vitória. E o Não é surpresa para mim, complicado, mas o Não é surpresa. Eu botei o Vasco duas vezes. Ã, vou de Odí, Helman. Tá a boa campanha, mais uma boa campanha de Odai Helman e funcionando aonde eu sempre falei que ele funciona, que é num time em que a pressão um pouco menor, a pressão no Fluminense era grande, mas não tinha pressão no estádio e principalmente numa diretoria que vai blindá-lo. Fluminense fez isso daqui em 2020 e funcionou. Lá tem a diretoria do Atlético Paranaense que é dona do clube. Tá funcionando lá. Para mim isso não é surpresa. Se inscreve, deixa o like e a gente vai rumo. Tem, temos que conversar sobre isso, tá? O Fluminense segue na briga do título e para mim é o Zubildia é a cara de de jogo desse tipo. É a cara para mim do Fluminense de 2022 que só não foi campeão brasileiro. Por quê? Porque ficou um ponto atrás do Internacional. É porque o Palmeiras daquele ano foi abissal. Mas esse time tem muita cara de que se dedicar dentro do Brasileirão pode alcançar uma posição muito boa. Vamos ver como é que vai ser agora as próximas rodadas, porque o próximo conjunto de 10 rodadas ele é feito todo com jogos aos finais de semana, porque no meio da semana sempre tem jogo de copa. São seis jogos de lá uma vez ou outra tem jogo de Brasileirão, né? tem um dobro jogo do Brasileirão, mas são seis jogos de copa da de Copa do Brasil, de Copa Sul-Americana e Libertadores e dois jogos de Copa do Brasil e nos finais de semana eh jogos do Brasileirão. Então vamos ver como é que vai ser a partir do momento que tiver viagens longas. Vai paraa Venezuela, vai paraa Bolívia, altitude, poupa, onde aí a gente vai ver diferenciar os homens dos meninos. Se inscreve, deixa o like. Valeu,