Fluminense se destaca no Brasileirão, Zubeldia fala sobre desafios e convocação de Canobio pela seleção uruguaia
De acordo com o vídeo publicado pelo canal Canal do Lessa:
- O Fluminense venceu mais uma partida no Campeonato Brasileiro, mantendo-se próximo dos líderes.
- Canobio foi convocado para a seleção uruguaia, destacando-se por sua performance recente.
- Zubeldia, o técnico, mencionou a importância de trabalhar na integração de novos jogadores durante a pausa da Data FIFA.
- Germán Cano apresenta uma contratura muscular, o que dificulta sua recuperação e participação nas próximas partidas.
- Zubeldia foi questionado sobre suas substituições, respondendo que demora para fazer mudanças com base no cansaço dos jogadores e no controle do jogo.
- O técnico reafirmou que suas decisões nas substituições são baseadas nas condições físicas dos atletas.
- Rodrigo Caxijo, atacante estreante, destacou a experiência de treinar com Fábio, considerado um dos maiores goleiros da história.
- O Fluminense prevê questões a serem trabalhadas antes do próximo jogo contra o Corinthians após a Data FIFA.
- O sorteio da próxima fase da Copa do Brasil ocorrerá em breve, e o clube acompanhará o evento.
Assista ao vídeo 🔥ZUBELDIA DEBATE COM JORNALISTA E MANDA A REAL SOBRE ALTERAÇÕES!😂CASTILLO METEU ESSA?! FOI CONVOCADO.
Transcrição do vídeo
É isso, meu povo. Estamos de volta aqui no canal do Alessa neste domingão, pós mais uma vitória no Campeonato Brasileiro. Vitória que mantém, independentemente do dos resultados, dos demais resultados desta rodada, mantém o Fluminense ali colado nos líderes. Esse era o objetivo antes dessa parada paraa Data FIFA, que começa nesta segunda-feira e ele está cumprido. Depois a gente vai ter uma volta com mais um jogo em casa contra o Corinthians no Maracanã. nessa sequência que como mandante já falamos sobre isso muitas vezes, é realmente espetacular desde que o Zelia assumiu o comando do flu. Algumas notícias agora importante, repercutindo algumas coisas eh também interessantes que foram faladas na entrevista coletiva, principalmente pelo próprio Zubelueldia. Mas antes informando que Canobio foi convocado para defender a seleção uruguaia, mostrando que realmente ele está numa fase muito boa. Nos últimos quatro jogos, poral participou de quatro gols. É um jogador que e taticamente é extremamente importante pra equipe, por isso é muito difícil tirar o canob do time. Tanto é que com a ascensão do Sabarino, quem perde lugar e neste primeiro momento é o Cerna. E mesmo quando não participa de gols, ele é um cara importante pra estrutura da equipe. E participando de gol, então não tem jeito, vai chamar atenção. E voltou a chamar a atenção novamente de Erocobielsa. A gente sabe que o clima lá na seleção uruguaia, não sei se tá ruim ainda, mas ficou ficou dessa forma durante muito tempo. Eh, teve uma, um embate ali dele com vários jogadores, incluindo o Canobbio, que falou abertamente sobre a situação, criticando o Biels e parece que se não contornar, eu acho que na verdade não contornou nada. E conhecendo o Bela, pelo que a gente consegue eh ler dele e é difícil, é um cara de trato extremamente complicado, que não liga para tá bem ou tá mal com o jogador, deve ter deixado o tempo passar, resolveu chamar agora e que se dane. É isso. O Canob não é convocado desde 2024, quase 2 anos e agora ele volta a ser chamado as vésperas da Copa do Mundo e ele já disputou a Copa de 2022. Então tem uma grande chance de quem sabe constar nessa lista final da seleção urugua. É possível, né? A disputa lá não tá simples, tem muitos jogadores. Talvez ele esteja chamando para inclusive tirar as últimas dúvidas dele em relação a a última a lista final, né, pra Copa do Mundo. Mas é isso. Canobia, portanto, voltando a ser convocado pela seleção uruguaia e nesta data FIFA não vai poder descansar como os demais jogadores do Fluminense poderão descansar. É um tempo que vai ser utilizado, Papo Zubild falou ontem, para recuperar os jogadores e para trabalhar, evidentemente, situações que ainda geram muito debate, questão da bola aérea, integrar mais os reforços. Ele citou o exemplo do Midan ontem por ele citou, ele usou ele como exemplo, né, no intuito de dizer que agora vai ter, não é tanto tempo assim, mas alguns dias para poder trabalhar eh nuances ali do jogo, saída de bola, eh jogadas ensaiadas, que é difícil você conseguir fazer isso, né, num cenário em que você joga de três em três dias e os outros dias você usa para recuperação. Por isso é complicado você conseguir colocar os reforços que chegaram por último com o time já entrosado, fazer com que eles consigam absorver tudo que toda todas as informações que esse grupo já tem. Então vai ser também uma uma oportunidade interessante nesse sentido. O Zogia falou ontem sobre o Germán Cano, ontem mesmo trouxe a informação aqui sobre a situação dele, voltou a treinar separada do grupo, sofreu ali uma pequena contratura muscular que o fez dar um passinho atrás nesse processo de recuperação. Até falei que é normal, é considerado normal dentro da lesão que ele sofreu, dentro desse processo de recuperação, porque o jogador ele acaba tendo que fazer muito trabalho de reforço muscular. Isso vai causando estresse ali, pode gerar eh essas pequenas contraturas, enfim, alguma coisa e aí tem que dar uma segurada. Não tá fácil a vida pro Javanco, a gente sabe, infelizmente é uma situação muito complicada. A gente tá caminhando aí para abril e até agora ele não conseguiu jogar. Tomara que ele já desde o ano passado, né? Então, tomara que ele consiga se recuperar, porque eh hoje, infelizmente, eu não consigo contar com o Cano como opção. Ah, não, daqui a pouco ele vai voltar e o Fluminense vai ganhar uma opção. Infelizmente eu não consigo, mas torço muito para que ele consiga se recuperar e ser útil pra equipe em algum momento, né? A temporada é muito longa, tem muita coisa para acontecer ainda. Inclusive o Zodia falou que talvez é possível sim, muito provável que após a data FIFA, são 10 dias, ele consiga estar à disposição contra o Corinthians. Tomara, tomara que isso possa acontecer e ele consequentemente venha a treinar com o grupo aí nos próximos dias. Cara, ontem a coletiva do Zelu Dia, ele agora não lembro qual repórter, cara, me falha a memória. Acho que foi o da David do Jornal Globo. Acho que sim. eh, foi perguntar o meu dia e parecia que ele ia que ele tava irritado. Talvez estivesse mesmo, mas eh no fim das contas eu achei que ele tava mais, sei lá, mais good vibes assim, só querendo reforçar o quanto cada jogo é difícil no Campeonato Brasileiro. Eu vou trazer esse esse trechinho aqui e aí entrar no assunto que o Zil Bedia falou sobre a demora nas substituições, que é talvez o talvez o principal ponto, um dos principais pontos de críticas em relação ao excelente trabalho que ele vem fazendo no Fluminense neste momento. Vamos ouvir. Hay ve que hacemos substitución entretempo, hay veces que lo hacemos a los 10 minutos del segundo tiempo, a los 15, a los 25 a los 35 a los 40 hoy. Una cosa esar un poco cansado, no? Pero estar dentro del timing delo y otra cosa es estar cansado y no estar dentro del timing delo siento losadores cansados pernim del partido, aún así me cuid la pelota aí tienen el control entre comillas del partido, no veo por hacer cambi a noenga mis características Si Luciano banco y titular fuera son características semejantes no al revés luciano de titular yarino banco. características semejantes. Ahora cuando vos tenés dosadores que pueden estar cansados per manejando cierto timing del juego como hoy es difícil para el que entra poré porque equipo estáando a una característica deadores dentro una idea general cuando lo sacas se puede resentir no si explico eso los cambi lo hice al final cuando sentía que el cansancio Encio. El último partido que hice cambi con antelación. Todos los cambios fueron porque me pidieron y ese no es un detalle menor. Te piden el cambio porque están cansados significa que no van. Entonces tomamos la decisión a partir de lo que me expresan ellos, no no tanto por el juego sino ellos. Entonces para esa esa lógica puede ir cambiando dependiendo contexto, dependiendo la cantidad de juego, dependiendo si están dentro del timing losadores aún cansad pero están teniendo el control que ve sucede cuando un equipo tiene conocimiento, los cuatro de arriba, tres de los cuatro de arriba vien jugando hace cuatro o cinco partidos seguidos. Entonces, ademar cansado o a pesar de estar cansado, pueden manejar ciertas situaciones. dos laterales frescoaron dos laterales renov bandas arana porque en algoo la energ suficiente los 90 minutos si hubiese salido con Javier con Xavier o con René posiblemente hubiesen sentido el desgaste de los partidos anteriores y ahí se me presenta doble problema, se me cansan los laterales No, los equipos renuevan los extremos como cuello que aconte y empiezo a perder cambios. Entonces, se me cansan los laterales, se me cansan los de arriba y se me cansan lo del medio y ya es un gran problema. Entonces, cada decisión tiene una explicación un poco más profunda de lo que pueden entender ustedes, pero bueno, trato explicarle lo que se pueda dentro. Bom dia. Parabéns pela vitória. David Ferreira do Jornal Globo. Eh, jogou hoje contra um time difícil, o Atlético, né? Ofereceu bastante difícil. Que partido fácil, não difícil. E eu queria >> est esperando partido fácil. >> Não, de forma alguma. >> E nadie me lo dá. São todos difíciles. >> Tem bem difícil. >> E quando vi el fácil? >> Jamais. Jamais no Brasileirão. Jamais. >> Me enganaram >> nunca. Tranquilo. >> É >> tranquilo. >> Tranquilo. Todo difícil. É. termino estressado. >> Realmente dia realmente e eu acredito. Incrível, né? Então, é uma longa reflexão que o Zobedia fez aí sobre essa questão de de de substituição, de tempo, de time para mexer no time. Eu entendo muitas coisas e é importante, por isso que eu falo que tem muito torcedor, sei que é a minoria, mas menosprepresa, que acha que a gente quer entrevista coletiva, que a gente quer falar com o jogador só porque não teremos material, como se a gente depend, aliás, se dependesse disso hoje em dia a gente estava morto. Antigamente ia para trê entrevistar jogador todo dia. Hoje a gente sabe como funciona. Eh, eu valorizo muito porque, ah, fala com o jogador, jogador não falar nada que que importa, mas em algum momento vai falar de 10, você vai tirar uma. E às vezes aquela uma é importante. É importante da mesma forma entender como o treinador tá pensando, porque se ele não fala, a gente vai eh dar opinião, o torcedor vai dar opinião com base naquilo que ele tá vendo, sem nem mesmo ter a versão, entender o que o treinador pensa. Ontem à noite eu falei: "Cara, o Zodi para mim demorou muito a mexer no time ontem, porque ele mexeu contra o Vasco e o time acabou piorando muito e aconteceu o que aconteceu". E ele falou: "Ele só mexeu porque os jogadores pediram para sair, senão ele não teria mexido." E ontem foi assim, ele só mexeu quando não tinha, não tinha mais jeito, tinha que fazer, porque jogadores com características diferentes. E aí o time tá jogando de uma forma, você coloca outro cara ali e aí vai mudar. Eu entendo isso que ele tá falando, mas ao mesmo tempo se o time, se o se o se o o clube monta um elenco forte com jogadores diferentes, que é justamente o que ele o que ele o que ele elogia, características diferentes, se você monta um banco forte, é para que você possa ter força também nos momentos decisivos, quando um ou outro jogador não estiver bem. Ontem, por exemplo, o Lú não tava bem. Ontem o time como um todo foi cansando. E aí eu eu realmente não consigo pensar dessa forma. E por quê? O adversário ele vai, mesmo às vezes tendo menos qualidade, mais com mais energia em campo, ele vai acabar te encorralando, vai começar a ganhar dividida, você começa a ir para trás porque tá sem força para atacar. E aí de repente, principalmente se for contra um time com mais qualidade, ele vai te impornio que é difícil você sair dele. E aí o jogador que vem do banco e entra numa situação com essa de pressão, onde o time não tá conseguindo reagir mais, ele a tendência é ele sucumbir, a tendência é ele jogar para baixo junto com o time. Então são são visões diferentes, são percepções diferentes. O Zubedi já era muito criticado por isso no São Paulo. Muito criticado. Isso não é de agora não. Muita gente acha que a demissão dele lá também se dava muito para essa questão, utilização da base e por demorar é mexer muito na equipe. E aí você vai perdendo os jogos, aquilo vai te minando. Então ele vai ter que é muito claro como ele pensa, ele pensa em dar sequência time titular. Inclusive ele falou que o Renê é titular e não o Arana. Arana é um jogador importante mesmo para ele. O Renê é o titular. Então ele vai com esse time titular o máximo possível. Quando não der, ele vai trocar, vai tirar um outro. O outro, por exemplo, ele tirou os laterais para ter mais força pelas laterais, como ele disse, isso aí é é compreensível, é é interessante. E ele vai demorar, sempre que possível, vai demorar a mexer na equipe com o receio do jogo desandar. E aí, cara, eu penso que se você tá com o Vasco, tava como contra o Vasco, Fluminense estava dominando jogo, tava bem, tava criando, pá, o Vasco não conseguia dominar, você vê que tem algum um outro jogador cansado que não está bem, claro, não é só porque tá cansado. O Acosta, por exemplo, contra o Vasco, ele começou a não conseguir dominar a bola. Você vai falar: "Pô, o cara não tá conseguindo jogar mais". Então, se você percebe, mesmo com o time ainda inteiro, no geral, você tem como trocar uma ou duas peças para manter aquele ritmo ali quando o time ainda está bem, eu acho que é mais fácil quem vem do banco jogar, porque depois quando ele começa a fazer as mudanças com o adversário já muito melhor e pressionando, fica muito mais complicado para quem vem do banco de reservas frio. Acho que banco é para ser utilizado. Fluminense hoje tem jogadores com capacidade para ajudar, né? O soteiro tem entrado bem nos jogos. Pô, o Savarino cansou demais. Ontem o John Kennedy tava no banco, Caxicho tava morto em campo. Pô, se o John Kennedy foi pro banco, ele não tem condição de jogar 5, 10 minutos ele sendo titular do time. Então são são coisas que realmente eh isso vai ser um ponto de crítica constante, porque a temporada, como eu disse, a temporada é muito longa e o Fluminense vai perder jogos dessa forma, né? E tem sofrido muito no fim. Não acho que isso é apenas uma coincidência. Ontem o jogo estava minimamente controlado até os 15 minutos finais. O time começa a cansar demais, o adversário toma conta e só não empatou pro milagre do Fábio ontem. Então são coisas que são decisões de treinador e o Zobildia vem fazendo um grande trabalho. Eu acredito no trabalho do Zobi. Eu acredito que é um trabalho que pode render frutos. Eu acredito que é um trabalho que pode fazer a gente feliz esse ano. Mas como qualquer outro treinador, ele não é perfeito, né? E a gente vai elogiar e vai criticar quando acha que critica e discordar. Acho que é assim que tem que ser, respeitando o profissional que tá lá, sem dizer que eh dessa forma ele não vai chegar a lugar nenhum. Quando eu acreditar nisso, eu vou falar. Não acredito. Acho que ele tem todas as condições para para alcançar grandes objetivos com essa equipe esse ano. Vamos ver se ele vai conseguir eh provar realmente esse ponto ao longo da da dos jogos, mas para mim tá muito evidente que vai ser é um padrão, é o estilo dele, é como ele pensa e ele não vai mudar em relação a essa questão do do tempo para mexer no time no segundo tempo. É, vou trazer também a palavrinha do estreante ontem como titular e com um gol, Rodrigo Caxijo, na zona mista. Cara muito humilde, muito de boa. Esse garoto, tenho certeza que ele vem para cá com muita vontade de vencer e tomara que ele consiga, cara. Tomara que ele consiga, porque é um atleta que tem qualidade e tem muita capacidade para, acho, para desenvolver e para conseguir se firmar nessa equipe. Vou trazer um trechinho aí da na zona MX com CX. Para quem não assistiu, para quem já assistiu, tá tudo certo também. Você foi um dos grandes personagens dessa partida, mas eu acho que eu posso perguntar para você também sobre outro grande personagem dessa partida, que foi o Fábio, que no último lance fez uma defesa espetacular e salvou uma vitória do Fluminense. E eu queria perguntar como é que foi chegar no Fluminense e se deparar com uns maiores goleiros da história do futebol, como é que é o dia a dia de treino com o Fábio? Como é que é enfrentar o Fábio nos treinamentos? Sim. Fabio, lo conoce cuando era chiquito mira la tele es un aróico Brasil pero continente América lo conocen todos y bueno, hoy tenerlo acá la ver un privilegio ver entreno transmite cuando hacen las charlas antes de entrar al partido también a uno eso le llega y la intensidad que le mete a su edad que No todos ahí lo sienten como lo siente yo. La verdad que es un orgullo para compartir conofil >> como >> é muito mais difícil fazer gol nele. Ah, eh, mais ou menos nada. Eh, é muito bueno e ha encontró. Eh, o Fluminense tem enfrentado um problema muito grande até antes de você chegar em relação a cobradores e cobranças de pênalti. Eh, a gente olhando o histórico da sua carreira vê que não, você não é acostumado a bater pênalti. Aí eu queria saber se você tem treinado isso no Fluminense, se você almeja virar almeja virar titular, obviamente, mas virar um batedor de pênalti do Fluminense que no momento se encontra sem nenhum. Verd no no tengo muchos penales pateados a lo largo de mi carrera generalmente los clubes estuve siempre otro ejecutor era que se encargaba incluso errado algenal pateado también he metido alguno pero pero pero obviamente uno lo entrena quiz noanto como se deber pero pero tratamos entrenarlo una termina el entrenamiento principal quedarse pateando los arqueros atajando que es importante para ellos y buo va a ser importante seguramente tenerlo entrenado porque copa brasil define porenales libertadores define porenales va presente por si algum momento toca boa noite parabéns pelo gol o fluminense já foi campeão da e 2023 você tá sendo contratado nação de atacante para fazer gol. Como é que é, como é que é jogar uma Libertadores pelo Fluminense, já que o último clube seu luz? Boa noite. Grand motivos por quise venir esar la libertadores nunca la va a ser mi primera vez. Entonces para es un orgullo, lo que son de chicoar la libertadores y buo una responsabil como decís, me trajeron para esos partidos para aportar al equipo los goles, la entrega otras cosas y nada obviamente primero dos partidos y despés una vez comienores prepar un suo queemos todos final marcado gol no Maracanã contra o Flamengo, agora marca seu primeiro com a camisa do Fluminense. Qual que é a sensação de marcar gol eh frente a torcida do Fluminense? Es lo que haya sido de local Maracan y no quiz con la gente gritando esteadan histórico y bueno, como dije lo importante que sirvi para ganar logramos los tres puntos que no habamos podido lograr con Vasco y bueno, seguir sumando arriba en el brasileirado y nada descansar ahora lo viu. Eh, parabéns pelo gol. Eh, queria perguntar para você sobre a pressão, porque você já tinha jogado outras três partidas e hoje foi seu primeiro gol, já tinha uma parte da torcida que tava meio desconfiado, porque você é a contratação mais cara da história do clube. Alivou um pouco essa pressão? No, estaba la verdad estaba tranquilo en la llegué y los primeros partidos tampoco gol ingresando 10 15 minutos 20 y siempre tratar aportarle al equipo obviamente uno hacer goles todos los partidos todos los minutos pero per es paciencia es trabajo entiendo a la gente le da esa ansied pero per mi parte tranquilo audando al equipo y el trabajo que uno hace siempre se ve la cancha y bueno, si los goles mejor obviamente goles yooo arranque e fechar a gente sabe que o German faz o duplo o JK faz o urso. Corazinho a suave alguma declara ali namorada mi novia que afuera no solíico a espao la que está nome dela victória. Esse é Rodrigo Ca que perguntar se é fácil fazer no Fábio. Eu falou mais ou menos. Não é muito fácil, não. É agora, enfim, semana de descanso, treino, data fiva nesta segunda-feira. A gente vai ter muito a semana inteira para para debater muita coisa por aí. E amanhã tem sorteio na Copa do Brasil, tá? Amanhã é início da tarde, sorteio da Copa do Brasil. Vamos conhecer o adversário do Fluminense na quinta fase da competição e, é claro, estaremos lá na CBF para acompanhar o sorteio. Estamos junto. Abraço.