Oscar Cox: Pioneiro do Futebol Brasileiro e Fundador do Fluminense
De acordo com o vídeo publicado pelo canal Sentimento Tricolor:
- Oscar Alfredo Sebastião Cox nasceu em 1880 no Rio de Janeiro e era filho de um diplomata britânico.
- Estudou em Lozan, na Suíça, onde conheceu o futebol e decidiu trazê-lo para o Brasil, que na época era dominado pelo remo.
- Em 1901, após uma viagem à Inglaterra, trouxe novas bolas de futebol e um livro com regras que incluía a criação da grande área.
- Em 21 de julho de 1902, fundou o Fluminense Futebol Clube com 20 amigos na rua Marquês de Abrante.
- Escolheu o local da sede do clube, que permanece nas Laranjeiras.
- Jogou e conquistou dois títulos cariocas ao lado dos irmãos Evn e Harold.
- Mudou-se para a Europa em 1910, onde faleceu em Clermont Ferran, França, aos 51 anos.
- Seu corpo foi trazido para o Rio de Janeiro e está sepultado no cemitério São João Batista.
- É lembrado como o pioneiro do futebol brasileiro e o primeiro presidente do Fluminense.
Assista ao vídeo A história de OSCAR COX, o fundador do Fluminense Football Club. Parabéns Décio Lopes pelo vídeo..
Transcrição do vídeo
Talvez você saiba o nome do fundador do Fluminense, mas você sabe quem realmente ele foi? Ócar Alfredo Sebastião Cox nasceu em 1880 e o nome inglês vem do pai que era de uma família de diplomatas do Reino Unido. A mãe, dona Minervina, era brasileiríssima, assim como Oscar, que nasceu na então capital do Brasil, Rio de Janeiro, ali pela região do Maitá, no Largo dos Leões. estudou em Lozan na Suíça, e de lá trouxe uma invenção genial, um tal de futebol. Na época, o esporte mais popular do Rio de Janeiro era o remo e por mais doido que isso possa parecer hoje em dia, ninguém sabia nem o que era futebol. E o Oscar Cox não conseguia nem juntar uma galera para fazer dois times. Passaram-se 4 anos, Oscar foi pra Inglaterra e voltou ainda mais apaixonado pelo esporte. De lá, ele traz novas bolas de futebol e um livro de regras que incluía uma super novidade daquele ano, a criação da grande área. Em 1901, ele participa de dois jogos de paulistas contra cariocas. Na viagem de volta ao Rio, no trem, ele conta amigos que está realmente pensando em criar um clube focado em futebol. Em 21 de julho de 1902 acontece finalmente uma reunião na rua Marquês de Abrante 51. Já não existe mais a casa original, infelizmente, mas ali acontece um encontro em que 20 jovens assinam a ata de fundação do Fluminense Futebol Clube e ele é o grande responsável pela escolha do local da sede, exatamente onde o Fluminense está até hoje, nas Laranjeiras. Como jogador, ele participa de dois títulos cariocas, atuando ao lado dos irmãos Evn e Harold. Em 1910, ele tem que mudar-se paraa Europa e é lá em Clermont Ferran, a França, que morre aos 51 anos de idade. O corpo é trazido para o Rio de Janeiro e está sepultado no São João Batista. É comum a gente ver torcedores levando faixas de campeão ou prestando homenagens a esse pioneiro do futebol brasileiro e o grande criador, o primeiro presidente do Fluminense Futebol Clube.