/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/1/e/A8OtXkQ4AZfhxixG1RCQ/ondino.jpg)
Luis Zubeldía é o novo técnico do Fluminense, o primeiro estrangeiro em 28 anos desde demissão conturbada de Hugo de León.
De acordo com o artigo publicado por Augusto Ferreira, Gabriel Ribeiro e Marcello Neves:
- Luis Zubeldía foi anunciado como o novo técnico do Fluminense, marcando a volta de um treinador estrangeiro após 28 anos.
- Zubeldía é o 15º técnico estrangeiro da história do clube e o primeiro do século XXI.
- O último técnico estrangeiro antes de Zubeldía foi Hugo de León, que teve uma passagem muito curta em 1997, demitido em apenas 20 dias.
- De León foi demitido supostamente por ser “amigo demais” de Renato Gaúcho, que era uma figura influente no clube e esteve ausente na reunião que levou à demissão do técnico.
- Durante sua breve passagem, Hugo de León comandou o Fluminense em três jogos: uma vitória (2 a 1 sobre o Botafogo), uma derrota (4 a 1 para o Palmeiras) e um empate (1 a 1 contra o Cruzeiro).
- A demissão de De León ocorreu após um início ruim no Campeonato Brasileiro, e sua saída não evitou o rebaixamento do Fluminense naquele ano.
- O último treinador estrangeiro a conquistar um título com o clube foi Ondino Vieira nos anos 1930 e 1940, que venceu o tricampeonato carioca.
Leia o artigo completo: Último técnico estrangeiro do Fluminense foi demitido com 20 dias por ser amigo de Renato Gaúcho; entenda.