Renato Gaúcho inova taticamente e conduz Fluminense à vitória sobre a Inter de Milão


De acordo com o vídeo publicado pelo canal UOL Esporte:

  • Renato Gaúcho, técnico do Fluminense, é considerado subestimado, mas já teve sucesso como jogador e treinador, incluindo títulos importantes.
  • Ele apresentou versatilidade, adaptando o esquema tático para enfrentar a Inter de Milão, utilizando três zagueiros e uma linha de cinco, o que é incomum para o time.
  • Aceitou sugestões dos jogadores durante o jogo, demonstrando humildade e entendimento do jogo.
  • A vitória do Fluminense foi merecida, com uma performance superior, mesmo enfrentando um momento de pressão no final da partida.

Assista ao vídeo RENATO GAÚCHO MUDA ESQUEMA DE JOGO E GARANTE VITÓRIA DO FLUMINENSE CONTRA A INTER.

Transcrição do vídeo

Eu sempre falei que entendia que o Renato era um técnico subestimado por causa do personagem que ele de fato é dentro e fora de campo. Mas né, aquela coisa de quem precisa estuda, quem não precisa vai pra praia e tal, toma aqui meu DVD para você aprender a bater falta, mas a verdade é que é um treinador, né? é um cara que como jogador ganhou tudo, foi inclusive campeão mundial como jogador, como treinador também ganhou praticamente tudo, conseguiu, né, eh, com o time do Grêmio, nos melhores momentos ser campeão, nos piores momentos chegar a um vice-campeonato brasileiro, num time que basicamente só tinha o Soares com uma perna. E é um cara que vem mostrando versatilidade, né? A gente talvez não veja tanto isso no Campeonato Brasileiro, mas a gente viu muito isso nesse mundial, né? Em alguns momentos meio na loucura. O jogo contra o San foi um jogo de loucura total, 50 cruzamentos, um jogo que o Fluminense por um minuto parecia que ia perder, mas fez um jogaço contra o Borússia, né? poderia ter vencido se, né, o chuta Everaldo tivesse chutado, se tivesse sido um pouco mais eficiente. E hoje, eh, o, o Renato entrou com três zagueiros, fez ali uma linha de cinco, que é uma coisa que o Fluminense não faz praticamente nunca. Então ele montou um esquema especificamente esse jogo para espelhar a Inter de Milão. E ele teve sobretudo, Dom, muita gente tá meio que tirando onda, dizendo que, né, quem tava treinando o time era mesmo o Thiago Silva e tal, mas ele teve a humildade, e não é uma palavra que a gente normalmente associa ao Renato Gaúcho, de aceitar o que os jogadores dele estavam dizendo e estavam vendo do jogo dentro de campo, porque ele já esteve dentro de campo e entende que muitas vezes o jogador é capaz de contribuir e pode entender até melhor o que pode ser feito para parar o adversário. Então ele aceita essa sugestão e o time segue muito bem, mesmo num momento em que já começava a sofrer fisicamente. Então o Renato Gaúcho para mim é esse cara diferenciado que se tivesse um perfil mais sapatênes, mais arrumadinho, menos bocudo, talvez tivesse o respeito de mais gente e que não tem porque fala as coisas que fala, enfim, foi o personagem, foi o jogador que foi, mas para mim é, né, dos nossos técnicos brasileiros mesmo nascidos no Brasil, sem dúvida, um dos maiores das últimas décadas. é um grande técnico e tá, não é acidente a vitória de hoje, porque fora os últimos 15 minutos em que bateu desespero na Inter, precisa ganhar o jogo, o Fluminense foi superior na partida e mereceu muito vencer.