/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/R/L/1EDmAfSaSEqSCUTu8idw/3e7e3367-2a6b-40b3-996c-cd34d45d86cd.jpg)
História do Rap do Renato: a Canção Que Celebra a Vitória do Fluminense Sobre o Flamengo
De acordo com o artigo publicado por Marcello Neves:
- O “Rap do Renato” foi criado pelos ex-volantes Márcio Costa e Cadu em 1995, quando o Fluminense conquistou o Campeonato Carioca com um gol de barriga de Renato Gaúcho.
- Renato Gaúcho foi recentemente contratado pelo Fluminense para sua sétima passagem no clube, substituindo Mano Menezes.
- Cadu Antunes, um dos criadores da música, guarda o manuscrito original e fala sobre como a canção foi um sonho realizado devido à sua longa trajetória no clube.
- O “Rap do Renato” reflete a cultura do rap da década de 1990 no Rio de Janeiro, inspirando-se em duplas da época, como Claudinho e Buchecha.
- A letra do rap menciona referências como a novela “Quatro por Quatro”, em que Renato fez uma participação especial, além de seu desejo de ser ator.
- O Flamengo também tinha um rap que exaltava seu centenário, e houve uma rivalidade amistosa entre os raps dos dois clubes na época.
- O “Rap do Renato” se tornou um símbolo da vitória do Fluminense sobre o Flamengo naquele ano.
Leia o artigo completo: Oba, oba, oba! Saiba como surgiu o ‘rap do Renato’ no Fluminense, veja manuscrito e entenda as ‘piadas’.